Portal da Cidade Paranavaí

Região

Nível do Rio Paraná deve subir mais 34cm nas próximas horas

Desde sábado a operação de abertura da vazão tem sido realizada, até o fim da tarde desta segunda (23), a informação é de que o nível teria subido 35 cm.

Publicado em 24/08/2021 às 14:55

Ainda de acordo com a nota divulgada, o nível d’água aumentou hoje (24), para até 3.900 m³/s e a previsão para amanhã (quarta-feira, 25), é para até 4.300 m³/s. (Foto: Prefeitura de Porto Rico)

A CESP (Companhia Energética do Estado de São Paulo), divulgou uma nova nota nesta manhã (24), relatando que devido aumento na vazão d’água na bacia do Rio Paraná, o nível do rio deve subir aproximadamente 34 centímetros nas próximas horas.    

A vazão é em atendimento a nova determinação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), que informou que a vazão de fluente da UHE (Usina Hidrelétrica) de Porto Primavera foi estabilizada em 2.900 m³/s, conforme diretriz emitida pela CREG (Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética). 

Ainda de acordo com a nota divulgada, o nível d’água aumentou hoje (24), para até 3.900 m³/s e a previsão para amanhã (quarta-feira, 25), é para até 4.300 m³/s.

Com esse novo cenário, de aumento na vazão de fluente, a expectativa é que o nível do curso do rio à jusante da UHE Porto Primavera, medido na régua instalada logo abaixo da usina, aumente em até 15 cm hoje (24), e amanhã (25), deve subir 19 cm, totalizando mais 34 cm. 

Desde o último sábado a operação de abertura da vazão tem sido realizada, até o fim da tarde desta segunda-feira (23), a informação é de que o nível teria subido 35 cm. Com a vazão de hoje e amanhã, somado com a vazão que vem ocorrendo desde sábado, a expectativa é de que o nível d’água suba cerca 69 cm. 

Essa elevação no nível d’água deve amenizar os problemas provocados pela baixa histórica do Rio Paraná, muitas cidades, entre elas; Porto Rico e São Pedro do Paraná tiveram que refazer suas rampas náuticas, alongando o acesso ao rio, para atender a comunidade e não causar danos nas embarcações.

Fonte:

Deixe seu comentário