Portal da Cidade Paranavaí

Mudança

Mudança permite que PMs de todas as cidades do 8º Batalhão confeccionem TCIP

Antes da mudança, os termos eram confeccionados apenas em Paranavaí; documento é elaborado para quem comete crimes mais simples

Publicado em 23/05/2018 às 06:20
Atualizado em

Todas as 22 cidades sob responsabilidade do 8º Batalhão terão autonomia para confeccionar os termos. (Foto: Reprodução/ PMPR)

Desde a semana passada, todas as 22 cidades sob responsabilidade do 8º Batalhão de Polícia Militar começaram a confeccionar, no próprio município, o Termo Circunstanciado (TCIP). O documento é elaborado quando uma pessoa comete infrações de menor potencial ofensivo e pode ser punida com multa ou detenção, que não ultrapasse dois anos de prisão.

De acordo com o Major Ademar Carlos Paschoal, Comandante do Oitavo Batalhão, antes dessa mudança, os termos eram confeccionados apenas em Paranavaí, exclusivamente pela Polícia Civil, o que demandava tempo de deslocamento e gastos, pois policiais da região tinham que vir até aqui para fazer os registros. “Agora, o policial fará toda a documentação na própria cidade e, de lá mesmo, já vai encaminhar toda a documentação para o poder judiciário, ou seja, vai reduzir gastos com combustível e deslocamento e vai agilizar esse procedimento, permitindo que esse policial tenha mais tempo para patrulhamento e para atendimento de ocorrências”, explica o Major.

Ainda segundo a Polícia Militar (PM), essa foi uma mudança em nível estadual e, antes de iniciarem a confecção dos documentos, todos os policiais receberam treinamento teórico e prático.

Outro ponto importante destacado pelo comandante, é que além da confecção do TCIP, as audiências já serão marcadas automaticamente, permitindo maior rapidez na resolução dos casos.


*Com colaboração do repórter Pedro Machado

Fonte:

Deixe seu comentário