Portal da Cidade Paranavaí

RIO PARANÁ

Após cheia do rio, faixa de areia da prainha de Porto Rico quase desaparece

Segundo a prefeitura, rio já subiu cerca de 3 metros e se continuar no mesmo ritmo é possível que até o fim de semana a praia esteja toda coberta pela água

Publicado em 26/01/2023 às 08:08

Faixa de areia da praia Santa Rosa diminuiu bastante; Imagem área feita no último sábado (21). (Foto: Murilo Gois | Prefeitura de Porto Rico)

A prainha Santa Rosa, uma das mais visitadas pelos turistas em Porto Rico, está quase toda embaixo d'água. A faixa de areia do local diminuiu bastante desde que os vertedouros da Usina Hidrelétrica de Porto Primavera foram abertos na semana passada. Alguns quiosques também já estão submersos. A reportagem é do Portal da Cidade Loanda.

Segundo a prefeitura, o rio já subiu cerca de três metros e pode subir ainda mais. "Na praia ainda temos uma pequena faixa de areia, mas se continuar essa alta do rio, provavelmente até o fim de semana ela some", explica o secretário municipal de turismo, Murilo Gois.

A prefeitura informou também que ainda é possível acessar a prainha Santa Rosa, os guarda-vidas estão no local, mas não é recomendado já que não há mais a faixa de segurança delimitada para banho, por isso é necessário cuidado redobrado.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a vazão do rio aumentou, consequentemente, a velocidade da correnteza também está maior, o que gera riscos ao banhistas. Mesmo assim, com cuidado redobrado, não está proibido acessar os locais que ainda têm praias.

"Com a alta do rio, ficam menos espaços para acomodação dos banhistas nas ilhas, e algumas delas sem faixa de areia, impossibilitando a prevenção no local. Enquanto houver faixas de areia, não vamos barrar ninguém de realizar o banho. A única diferença é que se não houver faixa de areia, não iremos abrir postos de guarda-vidas no local, por impossibilidades logísticas", explica o tenente do Corpo de Bombeiros, Jean Silva, um dos coordenadores das equipes de guarda-vidas da Operação Verão Costa Noroeste.

O tenente ressalta que, caso a ilha Santa Rosa seja totalmente encoberta, haverá posto de guarda-vidas apenas na barraca do rio, com rondas esporádicas durante o período para verificar as condições do local.

A prefeitura de Querência do Norte, também informou que os portos da região já estão todos cobertos pela água. No encontro das águas, entre o Rio Ivaí e o Rio Paraná, próximo ao Porto Felício, o fluxo de água do Rio Paraná está tão intenso que está represando o Rio Ivaí.

Fonte:

Deixe seu comentário