Portal da Cidade Paranavaí

Política

Vereadores arquivam emenda sobre a lei de reforma da previdência em Paranavaí

O vereador Luís Paulo (Podemos) alegou que a vereadora professora Cida (PDT) estaria propondo a emenda como forma de se beneficiar com a vigência da lei.

Publicado em 20/07/2021 às 02:57
Atualizado em

Sessão ordinária que foi tomada a decisão foi realizada nesta segunda-feira (19). (Foto: Reprodução/Facebook)

O projeto de emenda à lei complementar sobre a reforma da previdência de Paranavaí foi arquivado na sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta segunda-feira (19). Após discussão e questionamento em plenário, os quatro vereadores que assinavam o documento, Roberto Cauneto Picorelli (PP), conhecido como Pó Royal, Josival Moreira (PT), José Galvão (PL) e professora Cida Gonçalves (PDT) optaram pela retirada da emenda e arquivamento.

Antes da decisão, um apontamento foi feito pelo vereador Luís Paulo Hurtado (Podemos). Ele questionou a suspeição da vereadora Cida na votação do projeto de lei e da emenda, alegando que ela se beneficiará diretamente com a reforma. "Eu entendo essa emenda como forma de se beneficiar da entrada em vigência dessa lei", disse.

Segundo o parlamentar, a professora Cida se aposentará em setembro de 2021 e, por isso, será impactada diretamente pela reforma. Hurtado explicou que a suspeição poderia causar a nulidade da emenda, que não precisou passar pela avaliação das comissões especiais, visto que já tinha a assinatura de quatro vereadores (as) e poderia ser votada na sessão ordinária.

Durante a reunião, a professora Cida esclareceu que quando a emenda foi proposta ela já estava com o processo de aposentadoria tramitando. "Conseguindo validar essa documentação eu passo a ter direito desde o mês de abril. Essa reforma não vai me prejudicar, por isso, propusemos a emenda. Quero ter a liberdade e independência de votar aqui", disse a vereadora.

O vereador Josival Moreira também saiu em defesa da emenda. No entanto, após um tempo de recesso na sessão, os parlamentares optaram pelo arquivamento. O projeto de lei complementar sobre a reforma da previdência em Paranavaí foi proposto pela prefeitura. O documento passou pela primeira votação nesta segunda-feira (19), foi aprovado e na próxima segunda-feira (26) será realizada a segunda votação.

Fonte:

Deixe seu comentário