Portal da Cidade Paranavaí

9 votos favoráveis

Projeto que aumenta número de vereadores em Paranavaí é aprovado em 1ª votação

A proposta entrou em discussão na Câmara Municipal nesta segunda-feira (6) e recebeu nove votos favoráveis e apenas um contrário.

Publicado em 07/03/2023 às 09:34

Veja quais vereadores votaram a favor e contra o aumento de cadeiras no Legislativo. (Foto: Arquivo/Câmara Municipal de Paranavaí)

Os vereadores de Paranavaí votaram na sessão ordinária desta segunda-feira (6) o projeto que aumenta de 10 para 15 o número de cadeiras na Câmara Municipal a partir da próxima legislatura. Nesta primeira votação, a proposta obteve nove votos favoráveis e somente um contrário.

Votaram a favor do aumento os vereadores Amarildo Costa (União Brasil), Delcides Pomin (PP), Galvão (PL), Josival Moreira (PT), Maria Clara (MDB), Odair Barbeiro (Cidadania), Professora Cida Gonçalves (PDT), Professora Ivani (PSL) e Zenaide Borges (PP). O único vereador que se posicionou contrário à proposta foi Luís Paulo Hurtado (Podemos).

Em meio às manifestações da população presente na sessão, Amarildo Costa, um dos parlamentares favoráveis ao projeto, destacou que a mudança no número de vereadores aumentaria a representatividade no Legislativo, já que abriria espaço para que outros segmentos da sociedade fossem representados na casa.

Durante a fala, ele ainda ressaltou que o aumento ajudaria a ampliar os atendimentos à população de Paranavaí, já que os vereadores figuram como um elo entre os moradores e o Poder Executivo. “Paranavaí tem crescido e os problemas crescem junto. A população cobra a presença dos vereadores nas ruas ouvindo suas demandas e atualmente os vereadores não conseguem atender a população como ela gostaria. Com o aumento de cadeiras, espera-se melhorar esse atendimento”, considerou.

Contrário à mudança, Luís Paulo Hurtado justificou o próprio posicionamento explicando que a quantidade de parlamentares não está diretamente relacionada à qualidade dos serviços prestados na Câmara Municipal.

“No meu entendimento, a representatividade já é exercida hoje. A justificativa de que determinados segmentos não têm representatividade não se sustenta, pois Paranavaí tem 110 bairros, seis vilas rurais e mais os distritos. Se fôssemos levar por essa teoria, nós teríamos que ter mais de 100 vereadores na cidade. Eu acredito que aumentar cinco vereadores em Paranavaí não vai mudar em nada a representatividade, pois isso, em número de habitantes, representa muito pouco”, disse.

Hurtado também fez questão de mostrar o impacto que o aumento de cadeiras, caso aprovado, causará nas contas públicas do município. Segundo ele, serão mais de R$ 4 milhões gastos com pagamento de salários de vereadores e assessores. “A título de comparação, com todo esse dinheiro daria para construir quatro novas Unidades Básicas de Saúde [UBSs] ou uma escola em Paranavaí”, citou.

A mudança na Câmara Municipal também dividiu a população e vários segmentos da sociedade. Em um ofício enviado ao Legislativo, a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) manifestou a posição contrária dos comerciantes da cidade ao aumento.

“A nossa manifestação pública é fruto de uma ampla discussão e consulta com os pares das entidades representadas. Após análise cuidadosa dos argumentos apresentados, decidimos manifestar nossa posição contrária à ação proposta. Entendemos que a representatividade política é fundamental para o bom funcionamento da democracia, no entanto, não acreditamos que o aumento do número de vereadores represente quantificação e qualificação do democratismo. Acreditamos que o aumento do número de vereadores não garante necessariamente uma melhoria na qualidade dos serviços prestados pela Câmara Municipal”, enfatizou o ofício.

Além da Aciap, o documento também foi assinado pelo Observatório Social de Paranavaí, Sindicato Rural de Paranavaí e Associação das Indústrias do Distrito Industrial de Paranavaí.

Após aprovação nesta primeira votação, o projeto de aumento do número de vereadores de Paranavaí ainda passará por uma segunda votação, que deve ocorrer no próximo dia 20.

Fonte:

Deixe seu comentário