Portal da Cidade Paranavaí

Polícia Militar

Proerd e Patrulha Escolar recebem homenagem da Câmara Municipal de Paranavaí

Moção de Aplauso foi na última segunda-feira (3) durante sessão solene no plenário da Câmara Municipal de Paranavaí.

Publicado em 06/09/2018 às 00:16
Atualizado em

Foram homenageados Instrutores do Proerd e patrulheiros do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária. (Foto: Câmara Municipal de Paranavaí)

Instrutores do Proed recebendo a homenagem. (Foto: Câmara Municipal de Paranavaí)

Galvão entregou a honraria aos policiais do BPEC. (Foto: Câmara Municipal de Paranavaí)

Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e patrulheiros do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), receberam Moções de Aplausos na última segunda-feira (03), durante sessão solene no plenário da Câmara Municipal de Paranavaí.

Instituídos pela Polícia Militar do Estado do Paraná e desempenhado por profissionais lotados no BPEC, os programas Patrulha Escolar Comunitária (PEC) e Proerd visam à ordem social, a prevenção do uso de drogas e a violência, bem como a transformação do ambiente escolar, para que haja uma sociedade melhor.

Os propositores da homenagem ao Proerd, vereadores Leônidas Fávero Neto e Claudemir Barini destacaram a importância do programa para o crescimento e o desenvolvimento global das crianças, tornando-os cidadãos críticos, com discernimento, capazes de ajudar no processo de construção de um país melhor. “Eu insisto que a minha fé na mudança de nosso país é através da educação e do exemplo. E aqui, representando exatamente o que eu penso, estão os nossos policiais militares. Esta é uma noite para os senhores, do nosso reconhecimento pelo trabalho desempenhado pelo Proerd e pelo BPEC. Discursos não mudam um país, mas ações mudam. [...] É impressionante como estas crianças mudam. Como este tipo de ação traz resultado. Desculpe-me os amantes da liberalidade ou os apologistas do ilícito, a guerra contra as drogas será vencida por meio da educação, destas ações que efetivamente têm resultados. Parabéns. Continuem o trabalho de vocês. Este é um exemplo para a nossa sociedade”, afirmou Leônidas.

O presidente da Casa de Leis, vereador José Galvão, proponente da homenagem ao BPEC enalteceu a importância da corporação. “Nosso agradecimento e carinho a estes policiais que tanto trabalham em prol da sociedade de Paranavaí. Nós acompanhamos o trabalho de vocês e sabemos que nossa cidade está muito bem servida na área da segurança. Isto é motivo de orgulho para nós, paranavaienses, em termos pessoas do quilate de vocês zelando por nós”, assegurou Galvão.  

Representando o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes, a secretária da Educação, professora Adélia Paixão, agradeceu e parabenizou o trabalho dos policiais. “Talvez vocês não tenham a dimensão da importância do trabalho que vocês fazem na vida das nossas crianças [...] Por um bom período eu consegui acompanhar os alunos que tinham a oportunidade de passar pelo Proerd. É impressionante a semente que vocês plantam em nossas crianças [...] que vão germinar e vão dar bons frutos. Essa sementinha salva muitas crianças e muitas famílias e vocês são orgulho para nós. Em nome do prefeito, da administração e da Secretaria da Educação, parabenizamos e agradecemos todo o carinho que vocês têm ao trabalhar o Proerd em nossas escolas”, discursou Adélia.

Receberam a homenagem o sargento Valdinei Costa da Silva, os patrulheiros escolares sargentos Maurício Antônio dos Santos e Christiane de Araújo Valim e os soldados Marco Antonio Santos, André Ribas e Bárbara Aparecida de Oliveira, além dos instrutores do Proerd, cabo Marcelo Barbosa Gimenes, soldado Glauce Maria Teixeira e soldado Antonio Marco Sgotti, representando a 3ª Companhia do BPEC, comandada pelo capitão Joel Guerreiro Martins, que não pôde comparecer a solenidade.

Em nome do BPEC, o sargento Valdinei agradeceu a acolhida da Casa de Leis, aos vereadores autores, aos policiais da corporação, à comunidade de Paranavaí, aos diretores das escolas e também ao major Jefferson, a qual designou como padrinho. “Nós somos um batalhão independente do 8º Batalhão, mas trabalhamos juntos e temos uma salinha neste batalhão, que sempre nos acolheu. [...] Por motivos particulares, nosso comandante não pode estar. Considero o major Jefferrson nosso padrinho em Paranavaí. Ainda agradeço aos policiais que aqui estão e trabalham comigo, do Proerd e da PEC. Eu coordeno estes dois programas aqui, mas nada sou sem a ajuda de todos. Sou uma soma entre vocês, profissionais de alto gabarito, a essência comunitária da Policia Militar do Paraná. Também agradeço a minha esposa Glauce e ao todo poderoso, pois nada fazemos aqui sem a sua vontade. Esse reconhecimento de vocês é um combustível para todos nós. Muito obrigado”, proferiu.

Emocionado, cabo Marcelo, falou da alegria em receber este reconhecimento. “Não tem maior coisa que edifica o homem que é a grandeza do reconhecimento. Estamos lançando uma semente e cremos que ela vai nascer. Agradeço a Câmara por esta honraria. Eu sou uma pessoa muito feliz porque faço o que gosto e quero, e quem faz aquilo que ama, faz com coração. Tenho orgulho de ser policial. Eu aprendi que temos que respeitar, amar a vida, ter regras, princípios. O Proerd trabalha família, escola e polícia, e sem a educação nada somos. A educação é uma ponte para os seus sonhos. Em quase 30 anos de caminhada na polícia, finalizando a minha carreira tenho certeza que cumpri com meus deveres. Tenho que agradecer ao BPEC, ao Proerd, ao 8º BPM, a Secretaria da Educação, ao Núcleo Regional de Educação, a minha família, amigos, alunos [...] Sozinho nós não somos nada, mas unidos no amor, no mesmo objetivo, nós sempre venceremos”, finalizou.

 


Fonte:

Deixe seu comentário