Portal da Cidade Paranavaí

Região

Polícia Civil cumpre mais de 50 mandados judiciais em duas operações no Noroeste

Operação mira organizações criminosas que agiam dentro e fora das penitenciárias e praticava crimes como homicídio, roubo, tráfico e corrupção de menores

Publicado em 29/04/2021 às 21:14
Atualizado em

Mandados foram cumpridos em Loanda e Santa Isabel do Ivaí. (Foto: Reprodução/ Vídeo Polícia Civil)

Na manhã desta sexta-feira (30), a Polícia Civil deflagrou duas operações na cidade de Santa Isabel do Ivaí e região, para apuração de crimes praticados por organizações criminosas, comandadas de dentro de cadeias e penitenciárias do estado. A investigação contou com medidas cautelares de quebra de sigilo telefônico, em parceria com a Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Isabel do Ivaí.

Segundo a Polícia Civil, foram cumpridos 22 mandados de prisão e 21 de busca e apreensão na região noroeste e penitenciárias do estado pelos crimes de homicídio, associação para o tráfico, tráfico de drogas, comercialização de armas de fogo, posse e porte de arma de fogo e corrupção de menores.

Os elementos coletados durante a investigação da “Operação Prision Office” evidenciaram que, de dentro das cadeias, os criminosos coordenavam negociação, armazenamento e preparação de entorpecentes através de conversas telefônicas, para comercializá-los em pontos de tráfico organizados e espalhados pela Comarca de Santa Isabel do Ivaí. 

Conforme o delegado chefe da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí (8ª SDP), Luiz Carlos Mânica, a investigação apurou ainda que a associação também negociava e armazenava armamentos para a prática de roubos e homicídio. "Foram apurados cinco homicídios praticados por adolescentes contra desafetos, ordenados pelos líderes da associação criminosa que elaboravam lista dos alvos de dentro das cadeias", explicou o delegado.

Operação V6

Também nesta sexta-feira foi deflagrada a “Operação V6”, em conjunto com a Polícia Civil, para apuração dos crimes de associação criminosa, roubo majorado e corrupção de menores. Foram cumpridos quatro mandados de prisão e quatro de busca e apreensão na região noroeste e penitenciárias do estado.

Os dados coletados durante essa investigação também evidenciaram que os criminosos comandavam as ações de dentro das penitenciárias e cadeias públicas do Paraná.

Entre as ações dos bandidos estavam roubos a residências com a participação de adolescentes. Armados, eles rendiam as vítimas, enquanto os demais integrantes da associação roubavam veículos do tipo caminhonete, sob encomenda e com motor específico. Esses automóveis eram enviados para o exterior, para aquisição de drogas e dinheiro. Foram praticados ao menos seis roubos pela associação no período de três meses.

Participaram da operação 92 policiais civis de diversas unidades, bem como de núcleos especializados, como o canil, e o Grupo de Operações Aéreas (GOA), que disponibilizou uma aeronave.

A operação ainda está em andamento e os números serão atualizados ao término pela Polícia Civil.


Fonte:

Deixe seu comentário