Portal da Cidade Paranavaí

Comitê 9840

OAB de Paranavaí lança comitê de conscientização e combate à corrupção eleitoral

Comitê 9840 vai promover ações para esclarecer sobre as formas de corrupção eleitoral e a importância do voto de cada eleitor

Publicado em 14/09/2018 às 00:56
Atualizado em

Advogados vão promover ações de conscientização, em que será esclarecida a importância do voto e formas de corrupção eleitoral (Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Paranavaí, lançou nesta sexta-feira (14) o Comitê 9840, voltado para o combate à corrupção eleitoral e conscientização dos eleitores sobre a importância do voto. “No comitê, temos o objetivo de passar à sociedade quais os meios de corrupção, como identificar esses meios, formas de combater a corrupção, a compra de votos e também, a importância do voto de cada um”, explica o Presidente da OAB de Paranavaí, Anderson Donizete.

A reunião, na manhã desta sexta-feira, contou com a participação de representantes da igreja católica, da sociedade civil, imprensa, Maçonaria, Rotary e várias entidades e instituições, que priorizam o voto consciente. Todos os presentes puderam falar sobre o que entendem por voto consciente e sugerir ideias e ações que podem contribuir para que a sociedade saiba escolher um bom representante.

O presidente da OAB explicou que nos próximos dias advogados vão promover campanhas de conscientização, em que será esclarecida a importância do voto, formas de corrupção eleitoral, funções dos deputados e demais cargos políticos, representatividade política, entre outros assuntos. A maior parte das ações será desenvolvida em escolas, mas também haverá atividades nas ruas.
O comitê da OAB é instalado sempre em épocas eleitorais, mas a instituição também tem um projeto fixo, chamado OAB vai à escola, em que advogados visitam instituições educacionais da cidade para discutir lições de cidadania.

Aplicativo para denúncia – Quem perceber alguma situação de corrupção eleitoral ou compra de voto, poderá denunciar pelo próprio celular. 

Por meio do aplicativo “OAB Voto Legal”, disponível no Google Play e no App Store, o eleitor poderá preencher um cadastro e denunciar o candidato. A denúncia pode ser feita com identificação ou de forma anônima, de qualquer região do Brasil e deve ser acompanhada de um elemento mínimo de prova como: foto, vídeo, ou documento em pdf.

Analisados os termos da denúncia, a OAB encaminhará para os órgãos competentes.

Quem preferir também pode registrar a denúncia pessoalmente na sede da OAB.

Fonte:

Deixe seu comentário