Portal da Cidade Paranavaí

Eleições 2022

Conheça o morador de Paranavaí que será candidato a Governador do Paraná

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) escolheu um professor de Paranavaí para ser candidato ao Palácio do Iguaçu. Saiba quem é

Publicado em 01/08/2022 às 11:23
Atualizado em

Professor de Geografia do Colégio Estadual Cívico-Militar Silvio Vidal, Ivan Bernardo será o candidato do PSTU ao Governo do Paraná (Foto: Arquivo/PSTU)

Por Victor Ramalho

Talvez o nome soe familiar para os estudantes da rede estadual de Paranavaí. Ivan Bernardo, popularmente conhecido como "Professor Ivan", formou-se em Geografia pela antiga Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA), atual Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em 1996.

Dando aulas desde 1997, ele atualmente leciona no Colégio Estadual Cívico-Militar Silvio Vidal, também em Paranavaí. Nesses mais de 20 anos de vida pública, o morador do Jardim Campo Belo nunca deixou de lado a militância política. E um novo capítulo dessa história será escrito nas eleições de 2022.


LEIA TAMBÉM

Câmara de Paranavaí vota novo piso salarial dos Agentes de Saúde e de Endemias


O nome de Ivan Bernardo foi indicado na convenção estadual do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), realizada de forma online no sábado (30), para ser candidato ao Governo do Paraná. A chapa será complementada pelo jornalista Phill Natal, de Maringá, como candidato a vice-governador.

Pela frente, adversários tradicionais como Ratinho Júnior (PSD), candidato a reeleição, e Roberto Requião (PT), que tenta voltar ao Palácio do Iguaçu. Mas nada que assuste o professor de Geografia, que em entrevista ao Portal da Cidade, explicou os motivos que o levaram a colocar seu nome à disposição do partido para a corrida eleitoral.

"Nossa ideia é uma alternativa socialista e revolucionária para promover um governo dos trabalhadores, apoiado em conselhos populares. Nossas principais propostas são pensadas em âmbito nacional. Nós só conseguiremos melhorar áreas como a Saúde, Educação, Segurança Pública e construção de moradias se rompermos com o sistema financeiro. Como o Paraná tem um perfil mais rural, nós definimos aqui uma Reforma Agrária, para gerar emprego no campo, como uma de nossas metas", afirmou.

Não é a primeira vez que Professor Ivan se candidata a um cargo público. Ele já concorreu à Prefeitura de Paranavaí em 2004 e 2012, além de ter sido candidato ao Senado em 2006 e ao Governo do Estado em 2018.

O envolvimento do docente com a política vem desde 1989. Após ter contato com o movimento secundarista, ainda em Paranavaí, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), onde ficou até 1999. Atualmente, Bernardo também é colaborador da APP Sindicato. Segundo ele, a saída do PT e ida ao PSTU, onde permanece até hoje, se deu por razões pessoais.

"Foram 10 anos de PT. Saí após não concordar com os rumos que o partido vinha tomando desde aquela época, alianças com partidos da burguesia. Foi perdendo a essência. Então, em 1999, fui para o PSTU, por acreditar nos ideais da legenda, onde me encontro até hoje", disse.

Fonte:

Deixe seu comentário