Portal da Cidade Paranavaí

Crime

Homem é multado e responderá criminalmente por maus-tratos a cavalo em Paranavaí

Cavalo estava solto na Vila Rural Águia Dourada. Essa foi a segunda vez que o setor de Zoonoses encontrou o animal em situação de maus-tratos.

Publicado em 19/01/2022 às 10:45
Atualizado em

Animal estava com ferimento na pata. (Foto: Prefeitura de Paranavaí)

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

Um homem, de 39 anos, vai responder criminalmente por maus- tratos a um cavalo, após a Vigilância em Saúde de Paranavaí constatar duas situações em que o animal estava sendo maltratado.

Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura de Paranavaí, a primeira denúncia foi na sexta-feira (14), por meio da ouvidoria municipal. A equipe do departamento de Zoonoses foi verificar e encontrou o animal, no Jardim São Jorge, próximo à Copel. O proprietário foi localizado e recebeu um um auto de intimação. Ele tinha até o dia 17 de janeiro de 2022 para apresentar laudo de um médico veterinário sobre a saúde do animal.

No entanto, segundo a prefeitura, nesta segunda-feira (17), a equipe de Zoonoses recebeu nova denúncia, via ouvidoria municipal, sobre um cavalo com a pata machucada, abandonado na Vila Rural Águia Dourada. Uma equipe foi até o local e ficou constatado que era o mesmo animal.

O cavalo foi encaminhado à Sociedade Protetora dos Animais de Paranavaí (SPAP) e o proprietário será multado por negligência e abandono. O setor de Zoonozes informou que o valor da multa será estipulado ao final do processo, mas a Lei Municipal  nº 4.733/2019 prevê para situações de maus tratos ou abandono de animais o valor de R$ 1 mil a R$ 4 mil para os proprietários.

A prefeitura informou ainda que a Guarda Municipal foi acionada para dar apoio à situação e encaminhou o documento da infração para a delegacia, para que o proprietário do animal responda criminalmente pelo ocorrido.

Fonte:

Deixe seu comentário