Portal da Cidade Paranavaí

Município

Profissionais da educação participam de capacitação sobre primeiros socorros

Cerca de 450 servidores da rede municipal participaram de uma palestra ministrada pelo Aspirante do Corpo de Bombeiros, Victor Kamei

Publicado em 29/07/2019 às 02:05
Atualizado em

Aspirante a Oficial Bombeiro Militar Victor Seiji Kamei Kay. (Foto: Prefeitura de Paranavaí)

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

Mais de mil profissionais de Educação do município (professores, agentes de apoio e equipe pedagógica, direção, secretários das escolas, motoristas, cozinheiras, agentes de conservação e estagiários) estão participando de dois dias de atividades com palestras temáticas durante a 2ª Capacitação Pedagógica de 2019. A ideia do evento é preparar e motivar os profissionais para a continuidade do trabalho e os desafios do segundo semestre letivo, com a volta às aulas nas escolas da rede municipal programada para o dia 1º de agosto. 

Nesta segunda-feira (29), aproximadamente 450 servidores, entre diretores, supervisores, docentes e estagiários dos Centros de Educação Infantil, participaram de uma palestra sobre Primeiros Socorros, ministrada pelo Aspirante a Oficial Bombeiro Militar Victor Seiji Kamei Kay. Foram abordadas questão como: quando a instituição deve chamar o SAMU, como realizar o atendimento inicial à vítima, quem na instituição pode ajudar, o que fazer e o que não fazer com a criança vítima de algum acidente, ação do socorrista na instituição, situações com ferimento aberto, ferimento fechado, traumatismo craniano, intoxicação, convulsão, obstrução de vias aéreas (engasgamento), incêndio, picadas de insetos, entre outras situações.

“Depois de um período de férias, os nossos profissionais retornam ao trabalho recebendo capacitação. Escolhemos falar especialmente sobre Primeiros Socorros porque que as crianças da faixa etária atendida nos Centros de Educação Infantil (de 4 meses a 5 anos) são aquelas que estão numa idade muito comum de ocorrer acidentes. Nós fazemos o possível para evitá-los, mas quando ocorre algum acidente, uma queda, uma situação de engasgamento, qual deve ser o nosso procedimento? Será que fazemos o procedimento mais adequado? É na intenção de esclarecer essas dúvidas e trazer as melhores informações que temos hoje o instrutor do Corpo de Bombeiros para inserirmos este conhecimento na nossa prática do dia a dia”, destacou a secretária de Educação do município, Adélia Paixão.

Programação - As palestras da 2ª Capacitação Pedagógica de 2019 continuam nesta terça-feira, dia 30. No período da manhã, no Centro de Evento, os professores, agentes de apoio educacional, secretários, equipe pedagógica, direção, motoristas e estagiários vão assistir a uma palestra com o renomado escritor, consultor organizacional e conferencista nacional e internacional, Eduardo Shinyashiki, que vai falar sobre a necessidade de “Fortalecer as habilidades sociais e as emoções na Educação”.

Ainda no período da manhã, os agentes de conservação participam de uma palestra na Unipar sobre a “A importância do relacionamento interpessoal para o sucesso”, com o palestrante Haroldo Junnior Zafalon.

No parte da tarde, as palestras acontecem simultaneamente em vários espaços, com grupos específicos. Na Escola Municipal Deusdete Ferreira de Cerqueira Neto, haverá uma palestra do Instituto Melhores Dias com o tema “Boas práticas na cozinha e aproveitamento de alimentos”.

Para os professores de Educação Física, a palestra será na Unipar, com o professor Doutor Fábio José Antônio da Silva, abordando o tema “Educação Física Escolar, Autismo e psicomotricidade: relação possível”. E para os secretários das escolas e motoristas, o palestrante Haroldo Junnior Zafalon falará sobre “A importância do relacionamento interpessoal para o sucesso”.

No Centro de Eventos, a palestra será para os professores, agentes de apoio educacional, direção e equipe pedagógica, com o palestrante Anderson Novello falando sobre “Literatura, lúdico e letramento”.


Fonte:

Deixe seu comentário