Portal da Cidade Paranavaí

Fim de prazo

Estudantes têm até esta sexta-feira (25) para se inscrever no Prouni

O Prouni oferece bolsas de estudo integrais ou parciais (50%) em faculdades particulares a estudantes de baixa renda. Prazo vai até às 23h59.

Publicado em 25/02/2022 às 08:20

As vagas disponíveis podem ser consultadas. A busca pode ser feita por curso, instituição de ensino ou município no site do programa. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Termina nesta sexta-feira (25) às 23h59 (horário de Brasília) o prazo para inscrições no Programa Universidade para todos (Prouni) do primeiro semestre de 2022. O Prouni oferece bolsas de estudo integrais ou parciais (50%) em faculdades particulares a estudantes de baixa renda.

REQUISITOS

Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser até três salários mínimos por pessoa. É necessário também que o (a) interessado (a) tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada com bolsa integral ou parcial.


LEIA TAMBÉM

Prefeitura de Paranavaí reabrirá concursos públicos com vagas para 19 cargos


Este ano, a novidade é que um decreto estabelece que a pré-seleção dos estudantes inscritos no Prouni considere as duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso em cursos de graduação ou sequencial de formação específica. No Enem, o candidato deve ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não pode ter tirado 0 na redação.

Até então, a regra em vigor era de que apenas a nota da última edição do Enem, aquela imediatamente anterior ao processo seletivo do Prouni, poderia ser utilizada pelos candidatos para entrar no programa.


LEIA TAMBÉM

Saúde publica nota orientativa sobre medidas contra a covid-19 para o Carnaval


CONSULTA

As vagas disponíveis podem ser consultadas. A busca pode ser feita por curso, instituição de ensino ou município no site do programa.

PROUNI 2/2022

A edição do Prouni do segundo semestre deste ano pode ampliar o acesso de estudantes de escolas privadas não bolsistas ao programa. A possibilidade está prevista na Medida Provisória (MP) 1.075/2021, editada pelo presidente Jair Bolsonaro em dezembro. Para sair do papel, no entanto, a regra precisa ser convertida em lei pelo Congresso até o dia 17 de março, quando perderá o efeito. O texto tramita na Câmara em regime de urgência e, se aprovado, segue para o Senado.


LEIA TAMBÉM

Governo lança nova carteira nacional de identidade com registro único


CRONOGRAMA

  • Primeira chamada: 2 de março
  • Comprovação de informações: 3 a 14 de março
  • Segunda chamada: 21 de março
  • Comprovação de informações: 21 a 29 de março
  • Lista de espera: 4 e 5 de abril
  • Resultado: 7 de abril.
  • Comprovação de informações: 8 a 13 de abril

Fonte: Agência Brasil