Portal da Cidade Paranavaí

Universidade

Estudantes da Unespar de Paranavaí mantêm greve e ocupação do Campus

Acadêmicos entraram em greve na noite da última segunda-feira (1°). Somente serviços essenciais não foram suspensos.

Publicado em 03/04/2019 às 02:16
Atualizado em

Estudantes vão ocupar o campus por tempo indeterminado. (Foto: Milena Orsi)

Acadêmicos da Unespar de Paranavaí permanecem em greve por conta da falta de professores e agentes universitários para atuar na universidade. Em assembleia geral, na noite da última segunda-feira (1°), aproximadamente 500 acadêmicos se reuniram e resolveram paralisar as atividades e ocupar o campus até que obtenham um retorno positivo do governo do Estado.

Conforme o comando de greve, a comissão está terminando de montar um documento com reivindicações a serem enviadas para a Casa Civil e para a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), nesta quarta-feira (3).

As aulas estão suspensas e a maioria dos serviços no campus também não estão acontecendo, exceto aqueles vistos como essenciais, como: Projetos do Universidade Sem Fronteiras, em que são desenvolvidos o Núcleo Maria da Penha (NUMAPE), Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ), Patronato e Bom Negócio Paraná.

Também permanecem em atividades os laboratórios de saúde, atendidos pelos alunos do curso de enfermagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos hospitais do município. O atendimento às idosas na academia da Unespar também permanece ativo.

O diretor de campus da Universidade, Edmar Bonfim de Oliveira, diz que as reivindicações dos alunos são necessidades da universidade. “Eles perceberam as fragilidades nos serviços que estão sendo prestados no campus. Ainda que o governo tenha liberado as horas para os professores, nada foi dito em relação a contratação dos agentes universitários, que também é uma grande necessidade nossa. Além disso, esse total de horas não é suficiente para atender a pesquisa e extensão”, afirmou.

Conforme o diretor, atualmente o campus de Paranavaí conta apenas com 11 agentes universitários, sendo que somente seis prestam serviços na área administrativa. O restante é responsável por serviços de limpeza e manutenção. Apesar de ter o auxílio de estagiários em diversos setores, Oliveira ressalta que a situação no campus é bastante complicada. Além disso, 36 professores foram desligados por motivos diversos e não foram substituídos. “O campus de Paranavaí está entrando em colapso. Eu não consigo tocar a universidade com apenas seis funcionários”, desabafa.

Os acadêmicos permanecem em greve e ocupando o campus até que o governo do estado proponha alternativas para as reivindicações que estão em pauta.


Fonte:

Deixe seu comentário