Portal da Cidade Paranavaí

Paranavaí

Colégio cria “salário” para incentivar participação e disciplina dos estudantes

O “Curitibank” tem como objetivo garantir que os estudantes mantenham uma boa frequência nas aulas e permaneçam ativos nas atividades escolares.

Publicado em 27/10/2022 às 16:08
Atualizado em

A moeda incentiva os alunos a participarem de atividades escolares e a manterem o bom desempenho. (Foto: Arquivo/Colégio Estadual Curitiba )

Estudantes do Colégio Estadual Curitiba, em Paranavaí, ganharam um novo incentivo no dia a dia em sala de aula. Recentemente, a instituição criou uma moeda que serve como “salário” para estimular os alunos a participarem de atividades escolares e manter o bom desempenho.

O “Curitibank” nasceu a partir do objetivo do colégio em garantir que os estudantes mantenham uma boa frequência e em combater a evasão escolar. A partir disso, a direção idealizou o projeto de recompensa para os jovens que tenham um bom desempenho e sigam as regras da instituição.

De acordo com o professor Marcelo Bussola, um dos responsáveis pelo projeto, os alunos recebem cédulas de Curitibanks semanalmente, conforme o desempenho naqueles dias. “Por exemplo: se vierem de uniforme todos os dias da semana, eles recebem 5 Curitibanks; se não faltarem nenhum dia, 5; se forem monitores de programação, 20”, explica.

A recompensa é paga com notas de 5, 10, 20 e 40 Curitibanks, que podem ser usadas pelos próprios estudantes para comprar produtos na loja criada dentro do colégio. No local, eles têm acesso a itens de material escolar, copos e garrafas para água, guloseimas, entre outras mercadorias, todas com preços baseados no Curitibank.


Foto: Marcelo Bussola

“[A prática] é muito interessante, pois, vinculada à disciplina de Empreendedorismo e Educação Financeira, eles aprendem a poupar, se organizar financeiramente”, detalha o professor. Segundo ele, o projeto também tem ajudado alunos em situação de vulnerabilidade social a ter acesso ao material escolar, que tem preços mais baixos na Lojinha Curitibank.

A iniciativa, conforme afirma Bussola, tem sido muito bem aceita pelos estudantes, que estão mais empenhados nas atividades escolares. “Eles amam. Alguns até pedem para participar dos projetos extras”, acrescenta.

Fonte:

Deixe seu comentário