Portal da Cidade Paranavaí

Educação

AVM apresenta projeto para implantação de Colégio da Vila Militar em Paranavaí

Iniciativa da Associação da Vila Militar propõe parceria com colégios particulares da cidade que desejam adotar a ideologia militar

Publicado em 27/07/2018 às 02:05
Atualizado em

Profissionais da educação, comunidade em geral e policiais militares participaram da reunião, (Foto: Pedro Machado)

Foi apresentado na tarde desta quinta-feira (26) no auditório do 8º Batalhão, em Paranavaí, um projeto para a implantação de um Colégio da Vila Militar (CVM) na cidade. A proposta foi trazida pelo Major da reserva da Polícia Militar, Antônio Douglas Villatore, vice-secretário da Associação da Vila Militar (AVM) e integrante da Comissão de Implantação do CVM.

De acordo com o Major, a iniciativa começou em Curitiba, onde o colégio começou a funcionar em Março deste ano. “Fizemos a pesquisa verificamos que não havia contratempo e já tínhamos um colégio, que era o antigo colégio da Polícia Militar (colégio estadual). Este prédio foi revitalizado e em março deste ano iniciou o colégio particular da Vila Militar, da 6° séria do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio, com 546 alunos matriculados, em Curitiba”, explica.

O major explica que a inciativa tem dado bastante certo e a intenção é levar o projeto para o interior do estado, para que escolas particulares que já estão atuando possam firmar parceria. Por isso, a proposta está sendo apresentada em diversas cidades do Paraná, para que instituições de ensino interessadas, verifiquem a possibilidade de criar um colégio particular militar.

“Se você tem um colégio particular já funcionando e quer alavancar o seu artifício de crescimento, nós acoplamos o nome de Colégio Vila Militar à escola. A única coisa que vai modificar é o substrato militar, com fardamento de aluno, instrução militar e a ideologia militar que envolve vários princípios. A grade curricular não vai ser modificada, vai acoplar somente a ideologia militar, que não vai mudar a filosofia própria da escola”, explica.

Ainda segundo o Major Villatore, a ideia da associação é ter nas escolas a ideologia militar, que envolve disciplina, educação, ética, respeito resgate de valores e também aproximar os batalhões da comunidade.

Para o ano que vem já estão confirmadas as instalações dos Colégios em Ponta Grossa e Francisco Beltrão e mais quatro cidades já demonstraram interesse para 2020, sendo que cada município poderá ter apenas um colégio da Vila Militar.

Agora a Associação da Vila Militar aguarda que as instituições de ensino de Paranavaí manifestem interesse para poder avaliar a proposta.

Sobre a AVM

De acordo com o Major Villatore, a Associação da Vila Militar (AVM), tem 55 anos do Brasil e é segunda maior associação do país como entidade de classe. Conta hoje com mais de 24 mil associados, entre bombeiros e policias e mais de 150 mil pessoas beneficiadas, considerando os familiares dos associados.


*Com informações do repórter Pedro Machado

Fonte:

Deixe seu comentário