Portal da Cidade Paranavaí

Economia

7 de setembro: cada empresário é que vai definir se abre ou não no feriado

Alguns estabelecimentos já divulgaram que estarão abertos. Paranavaí ainda não tem acordo coletivo de trabalho, nem calendário comercial homologado

Postado em 04/09/2020 às 11:16 |

Comerciantes poderão abrir no feriado de 7 de setembro. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

Sem um acordo entre os sindicatos do Comércio Varejista de Paranavaí (Sivapar) e o dos Empregados do Comércio (Sindoscom), Paranavaí ainda não tem um calendário comercial homologado, portanto, cada comerciante é que vai decidir se abre ou não suas lojas no dia 7 de setembro, feriado da Independência. A abertura nesta data estava prevista no calendário comercial sugestivo elaborado pela Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), que não agradou os comerciários.

Alguns estabelecimentos já divulgaram que estarão abertos das 9h às 17h, porém, segundo a entidade, não há um levantamento oficial de quais empresas estarão abertas.

Na próxima sexta-feira (11), às 9 horas, o Sindicato do Comércio Varejista de Paranavaí (Sivapar) vai realizar uma assembleia geral para elaborar o calendário comercial a ser seguido pelos lojistas da cidade. 

Em nota divulgada esta semana à imprensa, a Aciap disse que "considerando que a reunião deve acontecer em breve, está desestimulando os associados a abrirem as lojas no dia 7 de setembro, data que foi incluída no calendário sugestivo encaminhado ao Sivapar e ao Sindoscom".

“Como as partes que são as legítimas para negociar não entram em acordo, estamos sugerindo que o comércio não abra na próxima segunda- feira. Não temos o poder de impor, já que, sem acordo, cada empresário decide o seu próprio calendário. Mas a orientação é que o comércio da cidade permaneça fechada no feriado”, disse o gerente-executivo da Aciap, Carlos Henrique Scarabelli.

Fonte:

Receba as notícias de Paranavaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário