Portal da Cidade Paranavaí

LUZ, CÂMERA, AÇÃO

Filme "Togo" mostra jornada heróica de cão e tutor através do frio do Alasca

No quadro “Luz, Câmera, Ação”, o leitor confere a história real de um cão de trenó e seu tutor em uma corrida contra o tempo durante a epidemia de 1925.

Publicado em 31/03/2024 às 13:00
Atualizado em

(Foto: Reprodução Netflix)

Por Lídia Bueno

“Togo” é um daqueles filmes que faz o telespectador prender a respiração em diversos momentos. Com cenas de tirar o fôlego e um final emocionante, esta aventura na neve vai te prender no sofá por quase duas horas e você nem vai perceber quando chegar ao fim.

Lançado em 2019, do diretor Ericson Core, o longa conta a história de Leonhard Seppala, criador de cães, e seu líder de trenó Togo, um Husky Siberiano para lá de apaixonante. Após um começo de relação difícil, a dupla se vê em uma missão perigosa durante a corrida do soro na epidemia de difteria em 1925, quando 20 times de cães puxadores de trenós transportaram soro por mais de 1 mil quilômetros de gelo e neve, em apenas seis dias, enfrentando um dos mais brutais invernos em muitos anos.

Logo no início, o filme impõe a promessa de união entre homem e animal. Seppala, o protagonista interpretado pelo grande Willem Dafoe, usa todas as artimanhas para se livrar de Togo, o filhote rebelde que provoca bagunça entre os cães treinados puxadores de trenó. Assim como faz com o telespectador, Togo acaba derretendo o coração do futuro tutor e consegue um lugar de destaque na matilha. Com o tempo, a relação entre homem e cão se estreita até se verem diante do maior desafio de suas vidas.

A aventura começa em 1925, durante o surto de difteria na cidade de Nome, no Alaska, quando Seppala e Togo - já com 12 anos - são designados a transportar o soro pelo tempo tempestuoso. O grupo de cães, liderado por Leonhard e pelo herói de quatro patas, percorre milhas inteiras através de um atalho perigoso que é nada além de um rio congelado. Nas cenas em que o time atravessa as grandes placas de gelo quebradiças, o público fica de olhos abertos e só consegue voltar a piscar quando os personagens estão sã e salvos - ou quase isso.

A paleta de cores frias do filme é outro diferencial que faz o espectador imergir na história como se de fato a vivenciasse. Os tons de azul e branco na fotografia são capazes de levar o frio de graus negativos para fora das telas, e mesmo com as altas temperaturas, tenho certeza que você irá buscar um cobertor para entrar no clima.

Ademais, “Togo” vai além de uma simples jornada de heróis, mas fala sobre o laço genuíno de afeto e lealdade do qual apenas os cães são capazes. Mesmo em idade avançada, Togo se dispõe a servir o homem com tudo de si, liderando a matilha por entre o tempo severo, os perigos da floresta e do gelo. Apesar das coisas não saírem como planejado - para saber o porquê, você terá que assistir - Seppala e Togo ficaram marcados para sempre como verdadeiros heróis.


"Togo" está disponível no Disney+. Tempo de duração: 1h54. Classificação indicativa: 10 anos.

Fonte:

Deixe seu comentário