Portal da Cidade Paranavaí

Paranavaí

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor

Procedimento começou a ser realizado esta semana em Paranavaí; nome social é aquele pelo qual a pessoa é reconhecida socialmente

Postado em 05/04/2018 às 17:38 | Atualizado em 05/04/2018 às 18:10

A pessoa deve procurar o Cartório Eleitoral da cidade até o dia 9 de maio para realizar a atualização e conseguir utilizar o novo documento ainda nas eleições deste ano. (Foto: Reprodução/Internet )

O Cartório Eleitoral de Paranavaí está realizando a inclusão do nome social de travestis e transexuais no título de eleitor. O nome social é aquele pelo qual a pessoa é reconhecida socialmente, diferente do nome civil, que consta na certidão de nascimento.

Pode ser feita ainda a atualização da identidade de gênero, ou seja, aquela que estabelece com que gênero a pessoa se identifica, masculino ou feminino, mas essa constará apenas nos registros do cartório, não será impressa em nenhum documento.

De acordo com a chefe de Cartório Eleitoral de Paranavaí, Alethéia Barros Aparício, o procedimento começou a ser realizado esta semana, mas até agora nenhuma pessoa da região solicitou a alteração.

Ainda de acordo com a Chefe, para conseguir utilizar o título de eleitor, com o novo nome, ainda este ano, a pessoa deve realizar a atualização até o dia 9 de maio. Quem perder o prazo, ainda poderá fazer a alteração, mas só após as eleições, para utilizar nos próximos pleitos.

Alethéia ressalta que para realizar a mudança do nome social é bastante fácil. Basta que a pessoa compareça ao Cartório Eleitoral portando um documento com foto e um comprovante de residência.  A autodeclaração do eleitor já é suficiente para a Justiça Eleitoral fazer as atualizações, não sendo necessário apresentar nenhuma declaração oficial.

O novo título de eleitor, com o mesmo número de inscrição e novo nome social, é emitido na hora e já poderá ser usado nas eleições deste ano.

Serviço

O Cartório Eleitoral de Paranavaí funciona de segunda à sexta-feira, das 12h às 19h.

Fonte: Portal da Cidade Paranavaí

Deixe seu comentário