Portal da Cidade Paranavaí

Legislativo

Símbolo do autismo poderá ser obrigatório em placas de atendimento prioritário

Projeto, do vereador Lucas Barone, obriga estabelecimentos de Paranavaí a colocarem o símbolo mundial do autismo em placas de atendimento prioritário

Publicado em 01/04/2019 às 08:19
Atualizado em

Projeto será votado em primeira discussão nesta segunda-feira (1°). (Foto: Ilustrativa/ Freepik)

Será votado nesta segunda-feira (1°), em primeira discussão, o projeto de lei que obriga os estabelecimentos públicos e privados de Paranavaí a colocarem o símbolo mundial do autismo em placas de atendimento prioritário. 

De acordo com texto, de autoria do vereador Lucas Barone, se o projeto for aprovado, supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes, lojas, além de todos os estabelecimentos públicos, deverão inserir nas placas de atendimento prioritário o Símbolo Mundial do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Caso descumpra a lei, o estabelecimento será advertido e terá 20 dias para regularização. Se isso não ocorrer, o local receberá multa no valor de R$ 5.000,00, que será atualizada anualmente, conforme variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

De acordo com o vereador autor do projeto, é preciso fazer uma conscientização muito forte  da população sobre o que é o autismo, pois muitas pessoas ainda desconhecem o transtorno. “Esta Lei servirá também como parte de um plano de conscientização da população sobre o problema, uma vez que familiares e acompanhantes de pessoas acometidas pelo autismo, geralmente, desconhecem o direito de integrarem as filas preferenciais. O presente Projeto, sendo aprovado, institui um importante mecanismo de garantia do direito das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, de serem tratadas e diferenciadas como portadoras de deficiência.", ressalta Barone.

Se aprovado nesta segunda-feira (1°), o projeto seguirá para segunda discussão.

Fonte:

Deixe seu comentário