Portal da Cidade Paranavaí

Trânsito

Prefeitura planeja acabar com os acessos da Avenida Heitor de Alencar Furtado

Novo plano de Mobilidade Urbana identificou que motoristas não respeitam a sinalização que proíbe a conversão de veículos

Publicado em 16/08/2022 às 14:52
Atualizado em

Motoristas não respeitam sinalização de trânsito que proíbe conversão na Avenida Heitor Alencar Furtado. (Foto: Prefeitura de Paranavaí)

O Plano de Mobilidade Urbana desenvolvido pela Prefeitura de Paranavaí, possibilita que a cidade avance em diversos aspectos. Segundo a prefeitura, novas linhas de ônibus, acessos, duplicações e ciclovias são algumas das opções que estão sendo analisadas e devem ser colocadas em prática.

Uma das medidas que a prefeitura vai tomar, segundo o secretário de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, Matheus Buchner, é o fechamento dos acessos da Avenida Heitor de Alencar Furtado. “A sinalização de trânsito não permite que seja feita a conversão de veículos, porém, muitos não respeitam e fazem a conversão que é extremamente perigosa”, afirmou.

Com os acessos fechados, os motoristas não terão mais a opção de mudarem o veículo de direção, estando na avenida. “Sempre ressaltamos que essa conversão, pela sinalização de trânsito, já não é permitida. Agora, com essa medida, esperamos que as pessoas entendam a importância de respeitarem as leis, fazerem o que é correto e evitarem acidentes. Lembrando que segundo o Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 207, fazer conversão à direita ou à esquerda em locais proibidos pela sinalização é infração grave passível de multa”, disse Buchner.

A medida é apenas uma das indicações do Plano de Mobilidade Urbana, que ainda está sendo finalizado e deverá trazer outros avanços à Paranavaí. “Teremos algumas mudanças no trânsito, no transporte coletivo e outras áreas da cidade. Tudo pensado para que nossa população tenha mais conforto e segurança”, finalizou o secretário.

A Secretaria de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, por meio da Diretoria de Trânsito (Ditran), vai intensificar nos próximos dias a fiscalização com agentes de trânsito para orientar e notificar os condutores infratores. Nos primeiros meses de 2022, foram registrados 126 Autos de Infração de Trânsito com motoristas realizando a manobra proibida do art. 207 do Código de Trânsito Brasileiro.

A prefeitura reitera que o cuidado deve se ter acerca do limite de velocidade da Av. Heitor de Alencar Furtado, sendo 60 km/h o máximo permitido. O Plano de Mobilidade Urbana também prevê a instalação de Radares de Velocidade na via e o processo encontra-se em fase avançada.

Fonte: Prefeitura de Paranavaí