Portal da Cidade Paranavaí

Rio Paraná

Prefeitura de Porto Rico não vai proibir acesso às prainhas neste fim de ano

Segundo a prefeitura, apesar de não ter proibição, haverá policiamento reforçado e atuação da vigilância sanitária para que os decretos sejam cumpridos

Publicado em 23/12/2020 às 04:51
Atualizado em

Rampas náuticas de Porto Rico estarão abertas nas festas de fim de ano. (Foto: Arquivo/ Portal da Cidade Paranavaí)

A Prefeitura de Porto Rico informou que não fechará o acesso à orla nem às prainhas durante as festas de fim de ano. De acordo com o prefeito da cidade, Evaristo Volpato, em nota enviada ao Portal da Cidade, será seguido o decreto municipal N° 3929/2020 publicado no dia 1º de dezembro de 2020, que trata das festas de fim de ano.

No entanto, segundo o prefeito, apesar de não haver proibição quanto à visitação das prainhas, além do decreto municipal, estará em vigor o decreto estadual, que determina toque de recolher a partir das 23h. "Está acontecendo na cidade a "Operação Verão", projeto do Governo do Estado do Paraná que vem atender nossas necessidades do momento em conter aglomerações ou descumprimentos de estabelecimentos. O policiamento reforçado vem para conter a propagação do vírus, juntamente com as ações da vigilância sanitária local na cobrança de uso de máscara, álcool em gel e lavagem das mãos nos comércios e locais de grande fluxo", explicou o prefeito.

Segundo ele, não haverá nenhum evento, nem queima de fogos na orla do rio, nem nos condomínios. Se houver denúncias, os locais podem ser notificados e multados. "As praias são naturais e estão livres para quem quiser visitar e desfrutar. Lá também contamos com a ação da Marinha do Brasil, Polícia Florestal e Corpo de Bombeiros, que juntos, trabalham para conter o fluxo de circulação pela terra e pelas águas do Rio Paraná. Porto Rico está de braços abertos, mas as regras existentes serão aplicadas", afirmou o prefeito.

Porto São José

Foto: Retur Rede de Turismo Regional

Já em Porto São José, distrito de São Pedro do Paraná,  a orla do rio continua interditada. De acordo com o Secretário de Turismo e Meio Ambiente do municípo, Fábio Júnior Vieira, estarão em vigor as regras determinadas no último decreto municipal n°347/2020, que restringe o funcionamento do comércio e de atividades que proporcionam aglomeração.

Além da visitação à orla do Rio Paraná, o documento suspende atividades coletivas, esportivas e de lazer. Também estabelece que bares, restaurantes, lanchonetes e conveniências devem fechar às 22h, podendo funcionar depois deste horário apenas com o delivery.

"Estaremos com restrições, seguindo as orientações da Secretaria Estadual de Saúde, como redução da capacidade de pessoas no interior dos estabelecimentos comerciais, intensificação da fiscalização sanitária e uso das medidas preventivas, como uso de máscara e álcool gel. Também, por decisão do COE, estamos com a praia da orla de Porto São José interditada e não teremos queima de fogos na barranca para evitar aglomerações", explicou o Secretário.


Fonte:

Deixe seu comentário