Portal da Cidade Paranavaí

Divórcio digital

Paranavaienses registram recorde de divórcios em 2021

Um levantamento do Colégio Notarial do Brasil mostrou que os números de divórcios online aumentaram em meio a pandemia da covid-19.

Publicado em 26/04/2022 às 09:00

Paranavaí foi o segundo município com maior aumento de divórcios nos cartórios, sendo superado apenas por Londrina. (Foto: Ilustrativa/iStock/Getty Images)

Acesso ao computador e uma videoconferência com o tabelião de notas de preferência são o caminho mais rápido para quem quer se divorciar em Paranavaí. Em meio à crise sanitária causada pela covid-19 e o lançamento, em julho de 2020, da plataforma e-Notariado, os Cartórios de Notas paranavaienses registraram em 2021 o recorde histórico de divórcios – 129 – desde o início da série em 2007.

Segundo o levantamento feito pelo Colégio Notarial do Brasil, o número registrado em 2021 é 29% maior que o verificado em 2020, quando foram lavradas 100 escrituras de divórcios nos Tabelionatos de Notas. A nível estadual, os Cartórios registraram o terceiro número mais alto da série histórica – 9.501, representando uma queda de 1% na procura do ato em relação a 2020.


LEIA TAMBÉM

Projeto Gerando Laços de Amor abre inscrições para curso de enxovais


Entre as maiores cidades das regiões geográficas do Estado, Paranavaí foi o segundo município com maior aumento de divórcios nos cartórios, sendo superado apenas por Londrina, que obteve o maior aumento de atos em comparação a 2020, totalizando um acréscimo de 68 atos.

Os dados constam da Central de Serviços Eletrônicos Compartilhados (Censec), plataforma de dados administrada pelo Colégio Notarial do Brasil, entidade que reúne os 8.580 Cartórios de Notas do País em que é possível realizar separações, divórcios, inventários e partilhas.


LEIA TAMBÉM

População pode participar de palestra sobre os sinais do autismo na escola


COMO FAZER UM DIVÓRCIO ONLINE

Para realizar o divórcio em Cartório de Notas o casal deve estar em comum acordo com a decisão e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes. O processo pode ser realizado de forma totalmente online, por meio da plataforma e-Notariado, em que o casal, de posse de um certificado digital emitido de forma gratuita por um Cartório de Notas, poderá declarar e expressar sua vontade em uma videoconferência conduzida pelo tabelião.

Após entrar em contato com o Cartório de Notas de sua escolha, é agendada uma videoconferência com o tabelião para realizar a escritura, que é assinada digitalmente com certificado digital Notarizado ou por ICP-Brasil, assinatura digital de padrão nacional utilizada, por exemplo, para declarar o Imposto de Renda.

Fonte:

Deixe seu comentário