Portal da Cidade Paranavaí

Economia

Nova diretoria da Aciap faz primeira reunião e apresenta panorama

“Não dá para começar uma gestão sem saber onde queremos chegar”, afirmou o presidente Maurício Gehlen

Publicado em 16/02/2018 às 01:46

(Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa)

A nova diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), que tomou posse no mês passado, realizou nessa quinta-feira (15) a primeira reunião ordinária. Foi cumprida uma extensa ordem do dia e o presidente Maurício Gehlen convocou a todos para uma reunião de planejamento, que será realizada no próximo dia 1º, durante toda a manhã. “Não dá para começar uma gestão sem saber onde queremos chegar”, disse ele, lembrando que este encontro terá apoio de técnicos do Sebrae.

No encontro desta quinta, que será mensal, o tesoureiro Edgar Cyrino Penha apresentou a situação financeira da entidade e lembrou que as associações comerciais vem perdendo recursos ao longo dos anos. “Uma das principais receitas das associações eram as consultas aos serviços de proteção ao crédito. Mas agora este serviço perdeu força, porque algumas empresas estão oferecendo o serviço diretamente aos empresários e, além disso, os cartões de crédito ganharam força no mercado”, explicou.

Gehlen falou da necessidade de a entidade encontrar alternativas para recompor sua saúde financeira para garantir a manutenção física do patrimônio e também ter condições de promover atividades em defesa dos empresários e em favor do desenvolvimento econômico do município.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - Sobre o desenvolvimento, o presidente informou que já foi realizada a primeira reunião para a formação de um grupo, chamado provisoriamente de G-8, para discutir alternativas de fortalecer a economia do município. Disse que é preciso tirar proveito, por exemplo, da Exposição Agropecuária, promovida pela Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, parceira no G-8. “Ficamos reclamando que a Expô leva recursos daqui e não olhamos os empregos que ela gera. E, além disso, ela atrai muita gente para a nossa cidade. Temos que ter inteligência para aproveitar melhor economicamente este e outros eventos”, destacou.

Falou também que em vez de ficar tratando a associação de microempresas, a Micropar como concorrente da Aciap, é preciso trazê-la para a parceria. “Eles sentaram conosco na reunião e também vão participar destes esforços”, frisou o presidente.

Gehlen também informou que já está trabalhando junto às cooperativas de crédito Sicredi e Sicoob no sentido de viabilizar linhas de crédito e outros serviços em condições especiais para os associados. “Temos 754 associados e temos que cuidar bem deles. Oferecer financiamentos com juros diferenciados é uma forma de atender as demandas dos associados”, reforçou.

Ao final do encontro, o presidente pediu que os vice-presidentes assumam, de fato e de direito, suas funções. É que, com a alteração estatutária, a Aciap deixou de ter diretores. Todos passaram a condição de vice-presidentes especificamente para um assunto. O estatuto prevê, por exemplo, as vice-presidências para assuntos de indústria, de comércio, agropecuária, serviços, capacitação profissional, comércio exterior, eventos, projetos, comunicação etc. “Precisamos que cada vice-presidente assuma de fato a sua pasta, tragam sugestões, deem sugestões às outras vice-presidências para fazermos uma boa gestão”, conclamou Gehlen.

Outra novidade é que os conselhos da Mulher e do Jovem Empresário ganharão nova denominação. Passarão a ser Aciap Jovem e Aciap Mulher, seguindo o novo padrão da Federação das ACEs, a Faciap. Os presidentes Rubens (Xuxa) Vila Júnior (Jovem) e Denise Pierin (Mulher) também se manifestaram durante a reunião sobre suas atividades.

Fonte:

Deixe seu comentário