Portal da Cidade Paranavaí

Meio Ambiente

Moradores do Parque dos Ipês protestam em frente à Câmara de Paranavaí

Grupo se reuniu no local na noite desta segunda (7) com faixas, contra mostrando a insatisfação com a instalação do ecoponto na região do jardim São Jorge

Publicado em 08/03/2022 às 14:00
Atualizado em

(Foto: Reprodução/ WhatsApp)

Um grupo de, aproximadamente, 40 moradores, que é contra a instalação do ecoponto no Parque dos Ipês, na região do jardim São Jorge, em Paranavaí, fez um protesto na noite desta segunda-feira (7), por volta das 19h, em frente à Câmara Municipal.

Uma das participantes da ação, foi a professora, Luci Maria Dias Onório, de 57 anos, que reside no bairro desde 1993.  Ela relata que não houve consulta aos moradores antes da prefeitura definir o local do ecoponto.

"A preocupação da vizinhança é plausível, pois ninguém quer um local que acumule lixo perto de suas casas, isso traz baratas, ratos, mau cheiro e até doenças. Em momento nenhum fomos consultados, não foi feita audiência. Eu sou contrária a esse eco ponto", explicou a professora. 


LEIA TAMBÉM

Prefeitura explica sobre a escolha dos locais e o funcionamento dos ecopontos


Em frente à Câmara, a Guarda Municipal (GM) fazia a segurança e os munícipes seguravam faixas e pediam por uma audiência pública para que a comunidade possa opinar sobre o local de descarte de resíduos.

Tatiana Pangracio Inacio, de 30 anos, que mora no bairro há três anos também é contra a decisão da prefeitura. "Não iremos permitir um ecoponto na porta das nossas casas, sempre cuidamos do espaço e não queremos abrir mão disso, vamos continuar com o grupo e as manifestações", afirmou.

Tatiana ainda explica que em um documento encaminhado ao Ministério Público do Paraná (MPPR) os moradores solicitam a paralisação da obra até que termine o processo e seja feita uma audiência pública com toda comunidade para que possam votar.


LEIA TAMBÉM

Moradores protestam contra instalação de ecoponto no Parque dos Ipês


A dona de casa, Aileen Martins, que mora na rua Vista Alegre, participou do protesto e disse que  o grupo teve, aproximadamente, 10 minutos antes da sessão para discutir e expor alguns pontos aos vereadores e ao Secretário de Meio Ambiente.

"A maioria dos vereadores pareceu se importar com a causa e pediu para marcar uma reunião, porém, eles não têm a intenção de mudar o local e afirmam que os moradores estão confundindo lixão com ecoponto. No entanto, nós moradores, entendemos a diferença e pensamos que apesar de não ser como era no buracão, ainda vai existir a poluição, a desvalorização e a destruição de nossa praça", conta.

Segundo a prefeitura, a escolha do local em que serão construídos os ecopontos ocorreu de maneira técnica. “No São Jorge a escolha aconteceu pela logística e também por ser a única área que o município tinha mais centralizada (no Parque dos Ipês). Já no Jardim Morumbi, escolhemos um local que comumente é usado para descarte ilegal de lixo. Já é necessário fazer limpeza continuamente, portanto, usaremos essa área para ter o ecoponto”, explica o Secretário de Meio Ambiente, Camargo Neto.

A prefeitura afirma que o projeto de instalação de ecopontos em Paranavaí é de médio a longo prazo, por isso, o município trabalha em paralelo com projetos de mais dois ecopontos na Vila Operária e no distrito de Sumaré.

Fonte:

Deixe seu comentário