Portal da Cidade Paranavaí

fortalecimento

Governo amplia combate à receptação com nova fase do programa Celular Seguro

O objetivo é enfraquecer o mercado clandestino de celulares, que alimenta a cadeia de crimes envolvendo furtos e roubos de aparelhos em todo país.

Publicado em 25/06/2026 às 11:16

O objetivo é enfraquecer o mercado clandestino de celulares, que alimenta a cadeia de crimes envolvendo furtos e roubos de aparelhos. (Foto: Reprodução)

O governo federal apresentou a segunda fase do programa Celular Seguro, iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública que reforça o combate ao roubo, furto e principalmente à receptação de celulares no país.

A nova etapa do programa amplia a integração entre sistemas e operadoras de telefonia, permitindo maior controle sobre aparelhos com registro de roubo ou furto, dificultando a revenda ilegal.

O objetivo é enfraquecer o mercado clandestino de celulares, que alimenta a cadeia de crimes envolvendo furtos e roubos de aparelhos em todo o país.

A ferramenta também fortalece o bloqueio de dispositivos e linhas, além de aprimorar a resposta em casos de alerta emitido pelos usuários.

A iniciativa faz parte das ações do governo para aumentar a segurança digital e reduzir o impacto dos crimes ligados a celulares no Brasil.

Fonte: Portal da Cidade Paranavaí