Portal da Cidade Paranavaí

Paranavaí

Doze escorpiões são capturados em três dias no jardim Ibirapuera, afirma morador

Após relato de outra pessoa que encontrou mais de 10 escorpiões em 2 meses, o leitor contou sobre o episódio enfrentado que causou preocupação na família.

Publicado em 27/09/2021 às 15:41
Atualizado em

Foram mais de dez escorpiões em três dias. (Foto: Claudio Denadai)

Após a reportagem feita pelo Portal da Cidade na última segunda-feira (20), sobre 12 escorpiões encontrados em dois meses por um morador no jardim América, em Paranavaí, outras dezenas de pessoas afirmaram pelas redes sociais que também sofrem com os animais peçonhentos aparecendo em casa.

O analista de vendas, Claudio Denadai, de 41 anos, mora em Paranavaí há 20 anos e reside no jardim Ibirapuera, bairro que fica próximo ao jardim América. Ele foi um dos moradores que entrou em contato com a redação e conta que em janeiro deste ano capturou 12 escorpiões em apenas três dias. 

"Eu tenho filhas pequenas, de 3 e 9 anos, tive que tirar as crianças de casa para proteção delas e acabar com os bichos por conta”, relata Claudio. Ele afirma que entrou em contato com a prefeitura, porém a equipe responsável foi até a casa dele depois de um mês, quando a situação urgente já havia sido resolvida pelo morador.

Um dos escorpiões encontrados por Claudio em janeiro.

Além da situação ocorrida neste ano, ele lembrou que em 2012 já havia morado no endereço atual e encontrado outros dois escorpiões grandes. Nessa ocasião ele afirma que a vigilância atendeu a ocorrência rapidamente. "O que deixa a gente mais apreensivo é que todos os dias temos que conferir cantos, roupas, brinquedos, sapatos, pois sempre tem o risco", completa Claudio.

Além do morador do jardim Ibirapuera, outros leitores colocaram nos comentários da reportagem nas redes sociais, que encontraram vários escorpiões em diferentes bairros da cidade, como no Centro, no Ouro Branco, jardim Guanabara, entre outras situações expostas.

Relatórios de notificações disponibilizados pela Vigilância Epidemiológica do município, mostram que há 97 chamados atendidos desde janeiro de 2021 até a data da publicação desta reportagem. Segundo os registros, o Centro da cidade é o bairro que mais registrou ocorrências, com 21 casos.

A Vigilância em Saúde explica que, muitas vezes os casos não são contabilizados, pois para a denúncia ser efetivada é necessário que o cidadão capture o escorpião para ser entregue ao setor responsável pela coleta. “Os munícipes, ao encontrarem os peçonhentos, devem recolher e assim o departamento irá buscar. Os agentes não vão até as residências em casos de procura”, afirma a assessoria da prefeitura.

Denúncias

Em caso de picada, a vítima deve procurar a Santa Casa de Paranavaí imediatamente. Para solicitações os cidadãos podem entrar em contato com a ouvidoria do município via 156 ou pela Vigilância e Saúde (44) 3902-1137. Endereço: Rua Antônio Felipe, Centro de Paranavaí.

Requerimento da Câmara Municipal

Os vereadores de Paranavaí, Leônidas Fávero Neto (Cidadania) e Luiz Aparecido da Silva, conhecido como Mancha da Saúde (PSB), apresentaram o requerimento N°169/2021 que será um dos documentos discutidos na 34ª sessão ordinária desta segunda-feira (27), acerca das medidas para combater o aparecimento de escorpiões e animais peçonhentos em Paranavaí.


LEIA TAMBÉM

Deficientes físicos poderão estacionar em qualquer vaga no Centro de Paranavaí


No documento, os parlamentares questionam se a administração municipal tem feito fiscalizações frequentes, dedetizações, cuidados, alertas e se não tem os serviços realizados, por quais motivos não ocorre.

Fonte:

Deixe seu comentário