Portal da Cidade Paranavaí

ALERTA

Morador de Paranavaí encontra mais de dez escorpiões em dois meses

O caso aconteceu no Jardim América. Segundo o paranavaiense, ele mesmo eliminou os animais, pois não teve retorno da vigilância sanitária.

Publicado em 20/09/2021 às 14:18
Atualizado em

Um dos escorpiões capturados no jardim América (Foto: Reprodução WhatsApp)

Os escorpiões existem há mais de 450 milhões de anos, por isso são bichos resistentes e bem adaptados à natureza, de acordo com o Instituto Butantan. Esses animais peçonhentos produzem veneno e injetam nas pessoas pelo ferrão.

Existem no mundo cerca de 2,2 mil espécies de escorpiões. A bióloga no Laboratório de Artrópodes do Instituto Butantan, Denise Candido, explica que, apesar de todos serem venenosos, cerca de 30 causam problemas mais sérios ao ser humano. “No Brasil, temos cerca de 185 espécies de escorpiões e atualmente são quatro as espécies consideradas perigosas, que podem causar óbito”, afirma.

Um morador do jardim América, em Paranavaí, relatou ao Portal da Cidade que nos últimos dois meses encontrou 12 escorpiões em sua casa. "Eu dedetizo, uso iscas e há mais de seis meses não tem baratas circulando livremente pelo ambiente, mas mesmo assim os escorpiões continuam aparecendo. A preocupação é que a picada desses peçonhentos pode matar", conta o paranavaiense, que preferiu não se identificar. Segundo ele, os vizinhos também já encontraram os animais em suas casas.

A gerente departamento de zoonoses e bem estar animal de Paranavaí, Mercilana Santos Souza, explica que ambientes externos, como jardins e quintais, deve-se evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas e lixo doméstico, pois isso atrai baratas, o principal alimento do escorpião.

Dentro de casa, orientações como tapar frestas nas paredes, colocar soleira nas portas, verificar as roupas e os calçados antes de vestir e usar telas em ralos de chão, tanques e pias. Esses cuidados podem prevenir a entrada dos escorpiões e outros bichos peçonhentos na casa.

De acordo com Merciliana, os encanamentos são locais bastante procurados por escorpiões. Por isso, não usar ralos facilita a presença deles no interior das residências. Como medida de prevenção os moradores podem fechar as saídas de água, pias, tanques e ralos.

Apesar da vigilância sanitária não recomendar, o paranavaiense que encontrou os doze escorpiões se livrou de todos os animais sozinho. Ele alega que tentou entrar em contato para que fossem até lá, mas não teve retorno e eliminou os bichos. 


LEIA TAMBÉM

Casal que perdeu filho por picada de escorpião comemora chegada de novo bebê, em Loanda


Denúncias

Em caso de picada, a vítima deve procurar a Santa Casa de Paranavaí imediatamente. Para solicitações os cidadãos podem entrar em contato com a ouvidoria do município via 156 ou pela Vigilância Sanitária (44) 3902-1137. Endereço: Rua Antônio Felipe, Centro de Paranavaí.

Fonte:

Deixe seu comentário