Portal da Cidade Paranavaí

Alerta

Aciap alerta para golpes que estão sendo aplicados em nome da Associação

Em um dos casos é enviado boleto em nome do Sistema Nacional de Consultas Cadastrais; no outro, golpistas ligam solicitando dados das empresas.

Publicado em 18/02/2022 às 15:43
Atualizado em

Golpistas entram em contato e enviam boletos para empresas. (Foto: Arquivo/ Portal da Cidade Paranavaí)

A Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) está alertando os associados e as empresas em geral, sobre dois golpes que estão tentando aplicar em empresários da cidade. Um deles é através de envio de boleto em favor do Sistema Nacional de Consultas Cadastrais (SNCC); outro é alguém telefonando para as empresas se passando por funcionário da Aciap e pedindo informações.

O primeiro golpe não chega a ser novidade, conforme explica o gerente da Associação, Carlos Henrique Scarabelli. “Todos os anos alertamos para essa prática fraudulenta. O que ocorre é que, sem solicitar ou contratar o serviço, várias empresas de Paranavaí recebem o boleto de pagamento desta SNCC. Acontece que, por descuido ou desaviso, o boleto passa ‘batido’ em muitos financeiros de empresas acreditando que seja algum tributo do governo, contribuição sindical obrigatória ou até mesmo achando que é um boleto da Aciap Na verdade, trata-se de um golpe”, diz ele.

O outro caso é ainda mais grave, conforme o gerente. Vendedores de telemarketing estão ligando para empresas de Paranavaí se passando por colaboradores da Aciap e pedindo para fazer atualização cadastral do sistema da entidade. "É golpe! Golpistas pegam essas informações sigilosas das empresas para clonar cartões entre outras práticas fraudulentas”, alerta Scarabelli. 

Segundo ele, normalmente o código DDD constatado na denúncia é o 041. Ele lembra que os contatos telefônicos da associação comercial são feitos a partir de telefones com código 44. "Jamais pedimos informações sigilosas por telefone. A Associação segue o seu propósito de proteger a economia de Paranavaí e suas atividades empresariais.”


Fonte:

Deixe seu comentário