ELEIÇÕES
Pendências com a Justiça Eleitoral podem ser regularizadas até 6 de maio
Processo pode ser feito nos cartórios eleitorais ou pela internet.
Publicado em 04/04/2026 às 10:23
O cidadão que pretende tirar o título de eleitor pela primeira vez ou alterar o local de votação tem até o dia 6 de maio para regularizar suas pendências na Justiça Eleitoral.
O prazo também vale para quem precisa regularizar o título de eleitor a fim de votar nas eleições gerais de outubro, quando serão eleitos o presidente da República, o vice-presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.
Para resolver as pendências, o eleitor pode procurar o cartório eleitoral mais próximo ou acessar o serviço eletrônico disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Primeiro título
De acordo com a Constituição, o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens entre 16 e 17 anos e idosos acima de 70 anos.
Após completar 15 anos, os jovens poderão solicitar a emissão do título de eleitor. Contudo, somente estará apto a votar quem tiver completado 16 anos na data da eleição.
Fonte: Portal da Cidade Paranavaí
Notícias relacionadas
Fim da "taxa da blusinha" impulsiona importações e bate recorde de compras internacionais
22/07/2026 às 11:05
Fraudes financeiras passam de 9 milhões de casos no Brasil no primeiro semestre de 2026
18/07/2026 às 11:21
Bolsa Família de julho começa a ser pago na próxima segunda-feira; confira o calendário
17/07/2026 às 09:49
Inadimplência cresce no Paraná e acende alerta para consumidores e empresas
15/07/2026 às 10:48
Governo adia fim do desconto na gasolina; decisão pode impactar motoristas de Paranavaí
09/07/2026 às 12:39
Nota Paraná distribui R$ 10 milhões em sorteio especial; veja as cidades premiadas
09/07/2026 às 11:21