Portal da Cidade Paranavaí

"Casa das Araras"

Zoológico de aves silvestres será inaugurado na região de Paranavaí

Um casal da região dedica a vida para cuidar diariamente de mais de 100 aves silvestres. Agora, a "Casa das Araras" será aberta à visitação.

Publicado em 16/05/2023 às 16:10
Atualizado em

(Foto: Reprodução/Instagram)

Há cinco anos, um casal de Maringá (a 72 quilômetros de Paranavaí) tem se destacado na cidade após dedicar a vida para cuidar diariamente de mais de 100 aves silvestres, entre papagaios, tucanos e araras. A maioria dos animais foi apreendida em operações ambientais contra o tráfico internacional de aves.

Agora, o local será aberto à visitação. Na próxima sexta-feira (19), será inaugurado dentro do complexo do parque aquático Ody Park, em Iguaraçu (a 80 quilômetros de Paranavaí), o "Zoo Casa das Araras". Segundo o empresário Carlos Fernandes Amorim Neto, conhecido como ‘Neto das Araras’, a ansiedade para a inauguração do zoológico de aves silvestres está grande.

“É um sonho meu e da minha esposa Camila e já são cinco anos que estamos lutando, tanto pela parte da documentação, como liberações, licenças, mas acredito no versículo da Bíblia que fala que tudo tem um tempo determinado por Deus, então, acho que nada é por acaso. Participamos na Expoingá para a divulgação do projeto, convidados pela presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia e o professor Wilson Mattos. Somente tenho que agradecer e agora contar os segundos pelo o dia da inauguração”, diz.

Foto: Rafael Bereta/GMC Online

Apaixonado por animais, o casal recebe as aves de órgãos ambientais justamente por dar dignidade aos pássaros. Atualmente, mais de 100 aves têm sido cuidadas por eles. “De lá para cá, o tráfico ainda continuou. Então recebemos mais pássaros, muita apreensão aconteceu e estamos atendendo a parte burocrática que é a documentação. No início do ano estávamos com 82 aves, hoje passamos de 100. Então, enquanto tiver pessoas que querem comprar de traficantes, sempre vai continuar apreensão e estamos aqui para dar o suporte para os órgãos ambientais”, ressalta.

Programação do local

Para que os animais se sintam à vontade no novo local, Neto afirma que existe um processo de adaptação. De acordo com ele, foram aproximadamente 60 dias para que os animais se sentissem bem no novo lar. “Existe um processo para os animais se acostumarem com o local. Já estamos há 60 dias treinamento os funcionários, levando as aves para adaptação e quando inaugurarmos, queremos dar o nosso máximo”, afirma.

Para atender o público da melhor forma, o zoológico preparou uma programação especial. Conforme for surgindo demanda, o objetivo será abrir o espaço todos os dias. “De segunda a quinta-feira, estaremos com uma promoção de inauguração que todos pagarão meia, ou seja, o valor será de R$ 60 o passeio contemplativo e às sextas, sábados, domingos e feriados, o valor será de R$ 80. No entanto, existem outras modalidades de passeio que estaremos disponibilizando, como o passeio VIP, em que o público poderá interagir com as aves e alimentá-las, além do Juninho, nossa lhama filhote, que estará lá e as pessoas também poderão tratar na mamadeira". 

Rotina das aves

No Instagram, Neto e Camila Amorim mostram o dia a dia das variadas espécies na mantenedora. Com mais de 40 mil seguidores, os animais encantam com a beleza e graciosidade.

“No período da manhã servimos as rações, fazemos a limpeza do recinto, oferecemos frutas, legumes e verduras e durante à tarde é oferecido para eles as papinhas”, pontua.

Foto: Rafael Bereta/GMC Online

Animais vítimas do tráfico e maus-tratos

O tráfico de animais silvestres no Brasil, segundo dados do Ibama, provoca a retirada anual de aproximadamente 38 milhões de exemplares das florestas e matas. Além disso, destes, cerca de 4 milhões são comercializados ilegalmente.

“Lembrando que a maioria das aves que estão no espaço vieram de apreensão, do tráfico, maus-tratos. Fomos licenciados em 2018 e, desde então, recebemos aves advindas do tráfico de animais, de apreensões por maus tratos, desastres naturais e doações. Mas, com muito amor e carinho todas as aves que chegam em nosso espaço recebem cuidados especiais e um abrigo que possam protegê-las e evitar uma possível extinção da espécie!”, diz.

O horário de funcionamento será das 9h às 16h. Outras informações no site do Zoo Casas das Araras ou entrar em contato pelo telefone (44) 3112-3499 | WhatsApp (44) 9 9936-1401.

Fonte:

Deixe seu comentário