Portal da Cidade Paranavaí

Ponto turístico

Touro de Paranavaí é inspirado na escultura de Wall Street

Estrutura, que foi feita 100% de metal reciclável, já virou ponto turístico na cidade. Conheça a história desta obra de arte.

Publicado em 07/08/2022 às 11:50
Atualizado em

Estrutura de metal reciclável pode custar até R$ 50 mil (Foto: Cedidas pelo autor Edson Leandro Andrade)

O touro de metal exposto no Pátio Container de Paranavaí foi criado por um artista, soldador de Minas Gerais e tem mais de 3,5 metros de comprimento, com 1,85 de altura. A estrutura pesa aproximadamente 1.200 quilos e foi feita com material 100% reciclável encontrados na natureza ou comprado em oficinas de ferro velho, desde parafusos até sucatas automotivas.


Segundo o autor, Edson Leandro de Andrade, a escultura que custou R$ 40 mil é inspirada no Touro de Bronze de Nova York, conhecida como O Touro de Wall Street. Para a criação, foram necessários pelo menos 15 dias, mas dependendo do tamanho e modelo uma encomenda pode levar até mais de um mês para ficar pronta.

Tudo começa com o desenho e determinação das medidas da escultura, baseado na foto que o cliente apresenta ao artesão. Depois é feita a armação, toda em ferro, obedecendo cada curva expressiva, de acordo com a posição que objeto deverá ser criado. Edson encontra inspiração nos itens que geralmente são descartados na natureza e, por hobby, transforma em arte o que muitos consideram como lixo.


Aos poucos, Edson vai escolhendo as peças de sucata que se encaixam no formato da arte, e soldando uma a uma até preencher toda a estrutura. É necessário realizar um processo de limpeza e tratamento antiferrugem nas peças para garantir maior durabilidade e proteção do material. O processo demanda muita pesquisa, e dedicação, tudo tem que ser pensado, desde a posição, tamanho, formas e até a expressão facial do animal ou figura humana, como a bailarina, por exemplo, que precisa demonstrar delicadeza.

A arte que foi colocada no local com o auxílio de um guincho, chama a atenção de todos que passam pelo Patio Container de Paranavaí e virou ponto turístico para fotos e postagens nas redes sociais. O autor atende sob encomenda e entrega em todo o Brasil.


 Touro de Wall Street

Conhecido também como o Bezerro de Bronze, o Touro de Wall Street está entre as atrações turísticas mais visitadas de Nova York. A escultura original dos Estados Unidos é feita em bronze e já é reconhecida como o símbolo da sorte, no mundo dos negócios. Quem passa por ela, faz questão de seguir o que diz a lenda: coçar o focinho, agarrar seus chifres ou testículos pode atrair dinheiro e trazer sucesso. Que tal seguir a tradição? Tire uma foto no touro de metal e marque a página do Portal da Cidade Paranavaí: @portaldacidadeparanavaí


Fonte:

Deixe seu comentário