Portal da Cidade Paranavaí

Turismo

Conheça 4 monumentos históricos de Paranavaí e região

O Portal da Cidade conta a história das construções que chamam a atenção, seja pela beleza, curiosidade ou bagagem histórica que carregam.

Publicado em 18/02/2023 às 09:30
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

É comum que as cidades tenham monumentos como forma de destacar a identidade e tendência local. Mas, será que a população já se perguntou qual a história por trás de cada um e por qual motivo foram projetados?

O Portal da Cidade Paranavaí preparou uma lista com 4 monumentos que chamam a atenção, seja pela beleza, curiosidade ou bagagem histórica que carregam. Além de se tornarem um ponto turístico, as construções gigantes são uma forma de manter viva a memória e identidade cultural de cada localidade. Confira!

1) Xícara, em Paranavaí

Nos primórdios de Paranavaí, o local onde fica situado a Praça da Xícara, rua  Antônio Felipe, era apenas um hospital e necrotério bastante movimentado pelos moradores. Com a expansão da cidade e devido a localização central, o prefeito Antônio José Messias resolveu construir a praça pensando em proporcionar lazer à população. Em 1964 foi inaugurada e nomeada como Praça Sinval Reis, em homenagem ao primeiro juiz do município. Mas, por que uma xícara? O monumento é um símbolo da cultura cafeeira responsável pelo desenvolvimento da região e uma homenagem aos produtores de café.


2) Viola Chitãozinho e Xororó, em Rondon

Outro ponto de referência que chama atenção e desperta o interesse é a viola com as iniciais Ch&X, em Rondon. O monumento gigante remete a dupla de moda sertaneja Chitãozinho e Xororó que tem uma história com a cidade. Foi lá que os cantores passaram a infância e iniciaram a vida artística. Outra curiosidade é que a rodovia onde a viola foi construída recebe o nome do pai dos artistas, Mário Antônio de Lima. O monumento, que tem aproximadamente 5 metros de altura, foi instalado em 2016, na entrada de Rondon.


3) Cacho de Uva, em Marialva

Considerado o maior cacho de uva do país, a escultura foi construída em 2004 pelo artesão cearense Gilberto Gomes Moura para conceder o título de capital da uva à Marialva. Com aproximadamente 20 metros de altura e mais de 50 gomos, o monumento foi feito em concreto e ferro no trevo de acesso à cidade. Além de ser um incentivo aos produtores, a uva é um símbolo da vocação rural e se tornou um ponto turístico.


4) Abelhão, em Mandaguaçu

O abelhão foi construído como homenagem à origem do nome da cidade Mandaguaçu que na língua tupi-guarani significa 'abelha grande'. Além disso, a edificação localizada na Avenida Munhoz da Rocha remete ao fato do município ser referência na produção de equipamentos para apicultura. Com aproximadamente 3 metros e 5 toneladas, a abelha, que  já viralizou nas redes sociais, faz sucesso simbolizando a identidade cultural e industrial.



Fonte:

Deixe seu comentário