Portal da Cidade Paranavaí

REGIÃO

Chuvas e cheia do Rio Paraná causam danos na orla de Porto Rico

Mirante também foi interditado; nível do rio subiu ainda mais e todas as prainhas de água doce da região desapareceram, segundo o Corpo de Bombeiros.

Publicado em 18/02/2023 às 09:00
Atualizado em

(Foto: Prefeitura de Porto Rico)

As fortes chuvas registradas na noite de quinta-feira (16) e a cheia do Rio Paraná começaram a causar danos na estrutura do calçadão e no mirante de pedra construído na orla de Porto Rico. A reportagem é do Portal da Cidade Loanda.

“Estamos percorrendo toda a cidade para averiguar os danos causados pelas chuvas dessa madrugada, já interditamos parte do calçadão e o acesso ao mirante”, destacou o prefeito Álvaro de Freitas Netto.

Segundo a prefeitura, a informação é de que entre às 19h de quinta-feira (16) e a madrugada desta sexta (17) choveu cerca de 110 milímetros, o que causou danos em parte do calçadão nas proximidades da rampa náutica da Praça da Santa.

Ainda conforme o município, o local já foi isolado e a orientação é para não ultrapassarem a faixa de isolamento, já que oferece ricos de desabamento do muro de contenção, que está com a base comprometida.

Outro ponto que foi interditado é o mirante de pedra, que fica cerca de 30 metros dentro do Rio Paraná. Com a cheia, parte da estrutura de pedra apresentou problemas, levando a Prefeitura a interditar o local.

O Rio Paraná começou a subir a partir da abertura das comportas da Hidrelétrica de Porto Primavera no dia 18 de janeiro e, segundo a Cesp, a operação ocorreu por determinação do Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS).

A empresa informou que o procedimento é feito de forma controlada e gradativa para normalizar o volume de água dos reservatórios, que está elevado por conta das chuvas.

Prainhas desapareceram

O Corpo de Bombeiros disse que vistoriou todas as prainhas da região, em Porto Rico, Porto Maringá (Marilena) e Porto São José (São Pedro do Paraná), na manhã desta sexta-feira (17) e todas estão embaixo d'água. Restando apenas uma pequena faixa de areia, em Porto São José.

"Todas as ilhas da região noroeste estão encobertas e a tendência é se manter assim pelo menos por essa semana. Somente na barranca de Porto São José há uma pequena área de areia, mas ainda estamos analisando se é seguro, pois tem algumas regiões que estão cedendo. Temos mais trabalho a ser feito para analisar se é seguro ou não alguns locais aqui", explica o Tenente do Corpo de Bombeiros, Jean Silva.

Porto São José - Foto: Jean Silva/ Corpo de Bombeiros


Fonte:

Deixe seu comentário