Portal da Cidade Paranavaí

Online

Aplicativo da Defesa Civil permite aviso de desastres

O botão de notificação está disponível na última atualização do SISDC Mobile. Com um clique, a informação sobre a ocorrência já chega até o Cegerd.

Publicado em 26/09/2019 às 07:32

(Foto: Divulgação/Defesa Civil)

Uma nova funcionalidade incluída no aplicativo do Sistema de Defesa Civil do Paraná (SISDC) permite que os municípios comuniquem imediatamente a ocorrência de desastre ou evento climático, agilizando o tempo de resposta do Estado.

O botão de notificação está disponível na última atualização do SISDC Mobile, ferramenta que existe desde 2011 e é voltada somente aos gestores municipais de Defesa Civil.

Com apenas um clique, a informação sobre a ocorrência já chega até o Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd), que inicia no ato o acompanhamento ao município.

Até então, os agentes municipais precisavam acessar um computador para cadastrar as informações sobre o desastre, e só então o Cegerd era notificado sobre a ocorrência. Esse processo poderia levar algumas horas ou mesmo mais de um dia, já que dependia de uma estrutura que poderia estar afetada pelo desastre.

A ferramenta também facilita o trabalho em cidades menores, que conta com equipes reduzidas de Defesa Civil. “Às vezes o gestor é sozinho e precisa fazer os atendimentos emergenciais quando há ocorrência de desastre, deixando o preenchimento do sistema para mais tarde. Com a ferramenta, só é necessário um clique e nossa equipe já pode iniciar o contato para prestar auxílio ao município”, afirma o coordenador do Cegerd, major Anderson Gomes.

Para fazer a atualização, é necessário desinstalar o aplicativo antigo e fazer o download da nova versão. A ferramenta está disponível para o sistema Android.

Continue lendo...

Fonte:

Deixe seu comentário