Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

Vigilância inicia coleta do LIRA na segunda e pede que moradores abram as casas

Levantamento do índice de infestação da dengue será realizado entre os dias 7 e 10 de janeiro em todos os bairros de Paranavaí.

Publicado em 04/01/2019 às 21:48

A previsão é de que pelo menos três mil imóveis sejam visitados. (Foto: Prefeitura de Paranavaí)

Na próxima semana, as equipes de agentes de endemias da Vigilância em Saúde de Paranavaí vão dar início ao primeiro LIRA (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) de 2019. O levantamento será realizado entre os dias 7 e 10 de janeiro (de segunda a quinta-feira) em todos os bairros de Paranavaí. O resultado será divulgado no dia 11.

“Dividimos a cidade em cinco grandes áreas e 21 regiões. A previsão é de que vamos fazer as visitas para o levantamento em pelo menos três mil imóveis. Depois do LIRA vamos marcar uma reunião com o Comitê de Combate à Dengue para definir ações para este ano, considerando os resultados deste novo levantamento”, explica o assessor da Vigilância em Saúde, Randal Fadel Filho.

Para a diretora da Vigilância, Verônica Gardin, é muito importante que os moradores facilitem o acesso dos agentes às residências para a realização das vistorias. “Frequentemente os agentes nos informam sobre moradores que estão em casa e se recusam a deixar as equipes entrarem para fazer as vistorias nos imóveis. A população precisa colaborar e abrir a casa para a visita dos agentes; só assim é possível fazermos um levantamento real e trabalharmos com as estratégias de enfrentamento à dengue na cidade”, pede.

Segundo Verônica, se os moradores tiverem receio de abrir a casa para os agentes por suspeita de golpe, basta pedir a identificação do funcionário. “Todos os agentes usam uniforme da Vigilância e crachá de identificação, com o número da matrícula de cadastro na Prefeitura. Se houver qualquer suspeita, peça a identificação do funcionário. Se isso não for suficiente, solicite a presença do supervisor de campo ou entre em contato diretamente na Vigilância para confirmar a identificação do agente, mas não deixe sua casa ficar sem a vistoria”, enfatiza.

Paranavaí fechou 2018 com aproximadamente 650 casos notificados de dengue, 36 deles positivados.

 

Fonte:

Deixe seu comentário