Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

Secretaria de Saúde confirma caso importado de chikungunya em Paranavaí

Segundo a Vigilância em Saúde, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, uma idosa, de 72 anos, contraiu a doença durante viagem para o Mato Grosso

Publicado em 02/05/2018 às 01:31
Atualizado em

De acordo com a Vigilância em Saúde, este é o único caso registrado na cidade e a idosa passa bem. (Foto: Reprodução)

A Secretaria de Saúde de Paranavaí confirmou o registro do primeiro caso de febre chikungunya no município. De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Verônica Moraes Francisquini Gardin, o caso foi confirmado no mês de março e a paciente é uma mulher de 72 anos, moradora da cidade.

A idosa viajou para a cidade de Várzea Grande, no Mato Grosso, no mês de dezembro do ano passado e os sintomas teriam iniciado já no final do mesmo mês.

Em março deste ano, a mulher retornou a Paranavaí e segundo a Vigilância, procurou a Unidade Básica de Saúde, do Centro da cidade, relatando dores musculares e em várias articulações.

Diante da suspeita, segundo a coordenadora, no dia 21 de março foi feito o exame na idosa, que confirmou a presença do vírus chikungunya e descartou a possibilidade de dengue. A filha da paciente relatou que a cidade para onde a mãe viajou estava com muitos registros de casos positivos da doença.

Segundo a Vigilância em Saúde de Paranavaí, o período de incubação do vírus da febre chikungunya é de 2 a 10 dias, o que confirma que o caso foi importado de Várzea Grande. Ainda de acordo com a Vigilância, a idosa recebeu o tratamento necessário e passa bem.

Alerta da Secretaria de Saúde -  Apesar do caso confirmado ter sido trazido de outra cidade, a recomendação da Secretaria de Saúde de Paranavaí é para que a população se mantenha sempre em alerta, realizando a limpeza dos quintais e não deixe água parada, pois o vírus da dengue, presente em nossa região, é transmitido pelo mesmo mosquito que transmite a chikungunya e o tempo quente e seco é bastante favorável para a reprodução do inseto.

Fonte:

Deixe seu comentário