Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

Vacinação contra a gripe termina na próxima sexta

Em Paranavaí, três dos seis grupos prioritários da campanha ainda estão com a vacinação abaixo da meta estipulada de 90% do público alvo

Publicado em 11/06/2018 às 08:36

(Foto: Arquivo/Portal da Cidade Paranavaí)

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina na próxima sexta-feira, dia 15 de junho e, desta vez, não há previsão de uma nova extensão do prazo. De acordo com a coordenação de imunização, em Paranavaí, três dos seis grupos prioritários da campanha ainda estão com a vacinação abaixo da meta estipulada de 90% do público alvo. Os grupos das crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes e professores ativos da rede pública e privada continuam sendo a principal preocupação nessa reta final.

 

“O grupo das crianças de 6 meses a 4 anos continua com o menor índice de vacinação da campanha. Ainda não conseguimos alcançar nem 80% de imunização nesta faixa prioritária. As temperaturas continuam baixando e os pais precisam entender que as crianças são mais frágeis, com menos resistência, e vacinar diminuir muito o risco de complicações, caso tenham contato com o vírus da gripe”, destaca a coordenadora de Imunização do município, Míryan Jordão.

Em Paranavaí, a expectativa é vacinar 21.064 pessoas dos grupos prioritários nessa primeira etapa da campanha. Até agora, aproximadamente 2.200 pessoas ainda não receberam a dose da vacina trivalente que protege contra a gripe comum (tipo B) e duas gripes do tipo A (H1N1 e H3N2).

Para ser imunizado, basta procurar uma das salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. É necessária a apresentação da carteira de vacina, documento de identificação pessoal com foto e, para as grávidas, a carteira de gestante. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar ainda a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina (o CID de identificação da doença), e o professores precisam apresentar a declaração da instituição de ensino onde trabalham (timbrada, assinada e carimbada pelo diretor).

Familiares que têm pacientes acamados deverão entrar em contato com a UBS mais próxima de casa para agendar a visita da equipe para a aplicação da vacina.

Mais informações podem ser obtidas na coordenação do setor de Imunização do município, pelo telefone (44) 3423-7084.

Fonte:

Deixe seu comentário