Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

Vacinação contra a gripe tem 66,56% de cobertura em Paranavaí, afirma Imunização

Segundo a coordenadora Míryan Jordão, a expectativa é vacinar 21.064 pessoas dos grupos prioritários na primeira etapa da campanha, que termina 1º de junho

Publicado em 15/05/2018 às 06:12
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Paranavaí)

Sábado (12) foi o Dia “D” de vacinação contra a gripe e todos os postos de saúde de Paranavaí ficaram abertos o dia todo para atender ao público prioritário da Campanha Nacional. “A nossa cobertura vacinal geral subiu um pouco, foi para 66,56% da população prioritária. Até o momento vacinamos pouco mais de 14 mil pessoas. Ainda assim, alguns grupos, como o das crianças e dos professores ativos, ainda estão com a cobertura abaixo da nossa expectativa”, avalia a coordenadora de Imunização do município, Míryan Jordão.

Em Paranavaí, a expectativa é de vacinar 21.064 pessoas dos grupos prioritários nesta primeira etapa da campanha, que vai até o dia 1º de junho. A meta é imunizar 4.996 crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), 2.329 trabalhadores da saúde, 952 gestantes, 156 mães em estado puerperal (até 45 dias após o parto), 11.112 idosos e 1.519 professores.

“A maior preocupação continua sendo com as crianças e os professores ativos. Até agora vacinamos 51,68% das crianças e 54,31% dos professores. Os riscos são maiores para estes grupos, por serem os que convivem mais em ambientes com aglomeração”, explica Míryan.

Além desses grupos, também fazem parte do grupo prioritário os povos indígenas; população privada de liberdade; jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas; e os funcionários do sistema prisional. 

Vacinação continua

Quem está nos grupos prioritários só precisa procurar uma das salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h. Para ser imunizado é necessária a apresentação da carteira de vacina, documento de identificação pessoal com foto e, para as grávidas, a carteira de gestante. 

As pessoas com doenças crônicas devem apresentar ainda a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina (o CID de identificação da doença), e o professores precisam apresentar a declaração da instituição de ensino onde trabalham (timbrada, assinada e carimbada pelo diretor).

Familiares que têm pacientes acamados, deverão entrar em contato com a UBS mais próxima de sua casa para agendar a visita da equipe para a aplicação da vacina.

As doses da vacina trivalente que protegem contra a gripe comum (tipo B) e duas gripes do tipo A (H1N1 e H3N2) são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas na coordenação do setor de Imunização do município, pelo do telefone 3423-7084.

Fonte:

Deixe seu comentário