Portal da Cidade Paranavaí

Imunização

UBS’s de Paranavaí oferecem vacinas contra febre amarela e sarampo

Também há doses disponíveis para HPV, meningite e tétano; quem está com o cartão de vacinação desatualizado pode comparecer ao posto de saúde do seu bairro

Publicado em 21/03/2018 às 02:49
Atualizado em

Além das vacinas contra a febre amarela, os postos de saúde de Paranavaí realizam atualização de diversas outras vacinas. (Foto: Divulgação/ Agência Brasil)

Eloíse Fernandes

O setor de imunização de Paranavaí está com doses disponíveis de vacina contra febre amarela e tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) em todas as UBS's (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

De acordo com a coordenadora de imunização do município, Miryan Jordão Rodrigues, não se trata de uma campanha de vacinação, mas de vacinas de rotina que precisam ser atualizadas.

Devem ser imunizadas contra febre amarela, pessoas que estejam na faixa-etária de 9 meses a 59 anos e nunca tenham tomado nenhuma dose desta vacina. Segundo a coordenadora, se o indivíduo já foi vacinado pelo menos uma vez, não há necessidade de tomar novamente, pois já estará imunizado pelo resto da vida.

Outra vacina disponível nas UBS's é a tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Pessoas que tenham de 5 a 29 anos, devem ter tomado duas doses da vacina contra essas doenças. Os que têm entre 30 e 49 anos, pelo menos uma dose. Quem não está com a carteira de vacinação em dia, deve comparecer ao posto de saúde do seu bairro com o cartão de vacinas. Os profissionais de saúde farão análise do cartão e, se necessário, a aplicação da vacina pendente.

Outras vacinas disponíveis em Paranavaí

A coordenadora de imunização informou ainda, que estão disponíveis nas UBS’s do município, doses contra HPV e tétano. Meninas que tenham entre 9 e 14 anos devem tomar duas doses da vacina contra HPV. Para os meninos, a quantidade de doses é mesma, mas a faixa etária é dos 11 aos 14 anos. Já a antitetânica, deve ser tomada a  cada 10 anos, por todas as pessoas. 

Há ainda a vacina Meningo C, que protege contra meningites, e outras infecções. Meninas e Meninos de 11 a 14 anos devem tomar uma dose da vacina. 

Fonte:

Deixe seu comentário