Portal da Cidade Paranavaí

Agosto Azul

UBS Monte Cristo oferece serviços gratuitos para os homens

O mês de agosto é voltado à realização de ações de promoção à saúde do homem

Publicado em 05/08/2022 às 09:33

Neste sábado (6) a UBS ficará aberta das 8h às 13h (Foto: Arquivo/Portal da Cidade de Paranavaí)

No Paraná, o mês de agosto é voltado à realização de ações de promoção à saúde do homem, assim como o Outubro Rosa é de atenção à saúde da mulher, especialmente sobre o câncer de mama. O Agosto Azul foi instituído em 2012 por Lei Estadual. Em Paranavaí, o mês dedicado aos homens tem oferta de serviços gratuitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com sábados de atividades especiais.

Neste sábado (6) a UBS Monte Cristo ficará aberta das 8h às 13h oferecendo atividades gratuitas especialmente para o público masculino. Serão oferecidos serviços como avaliação odontológica; testes rápidos de HIV, Hepatite B, e Sífilis; consultas médicas; avaliação de risco cardiovascular; avaliação de sintomas prostáticos; verificação de pressão arterial e glicemia; vacinação; atualização cadastral; e corte de cabelo.

Agosto Azul 

A expectativa de vida dos homens é de sete anos a menos do que a das mulheres. A ideia com este mês de atenção especial aos homens é que eles também tenham um cuidado com sua saúde, que tenham bons hábitos e um estilo de vida saudável. Agosto é o mês para reforçar isso e mobilizar a população masculina.

O tema escolhido para 2022 é “Homem, não perca o melhor da vida! Cuide da sua Saúde”. A campanha tem como foco a saúde mental do homem, já que, de acordo com o Ministério da Saúde, a mortalidade masculina por suicídio no Brasil é de 9,2 para cada cem mil – quatro vezes maior que a registrada em mulheres. Os especialistas afirmam que a pandemia de Covid-19 agravou ainda mais a situação, especialmente porque é natural os homens falarem pouco sobre seus problemas.

Fonte:

Deixe seu comentário