Portal da Cidade Paranavaí

Imunização

UBS Centro estará aberta neste sábado para vacinação contra gripe

O atendimento será das 8h às 16h para vacinação do público alvo

Publicado em 18/05/2018 às 03:13
Atualizado em

(Foto: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Paranavaí)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe vai até o dia 1º de junho. Até agora, 74,52% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários foram imunizadas em Paranavaí. Para melhorar este índice, a Secretaria de Saúde está programando ações especiais de atendimento até o final da campanha. Neste sábado, dia 19 de maio, a UBS Centro ficará aberta das 8h às 16h para atendimento ao público alvo. 

Para ser imunizado é necessária a apresentação da carteira de vacina, documento de identificação pessoal com foto e, para as grávidas, a carteira de gestante. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar ainda a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina (o CID de identificação da doença), e o professores precisam apresentar a declaração da instituição de ensino onde trabalham (timbrada, assinada e carimbada pelo diretor).

Familiares que têm pacientes acamados, deverão entrar em contato com a UBS mais próxima de sua casa para agendar a visita da equipe para a aplicação da vacina.

Balanço - Em Paranavaí, a expectativa é de vacinar 21.064 pessoas dos grupos prioritários nesta primeira etapa da campanha, que vai até o dia 1º de junho. A meta é imunizar 4.996 crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), 2.329 trabalhadores da saúde, 952 gestantes, 156 mães em estado puerperal (até 45 dias após o parto), 11.112 idosos e 1.519 professores.

Além desses grupos, também fazem parte do grupo prioritário os povos indígenas; população privada de liberdade; jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas; e os funcionários do sistema prisional. 

“Até o momento vacinamos pouco mais de 15.600 pessoas. Ainda assim, o grupo prioritário das crianças continua com a cobertura abaixo da nossa expectativa (60,25%). Os pais precisam ficar atentos e procurar pela vacina antes que o frio mais intenso comece, pois o grupo das crianças é um dos que têm maiores riscos”, avalia a coordenadora de Imunização do município, Míryan Jordão.

As doses da vacina trivalente que protegem contra a gripe comum (tipo B) e duas gripes do tipo A (H1N1 e H3N2) são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas na coordenação do setor de Imunização do município, pelo do telefone 3423-7084.

 

Fonte:

Deixe seu comentário