Portal da Cidade Paranavaí

ponto de apoio

UBS Centro atenderá em horário estendido a partir deste sábado (1º)

De acordo com a secretária de Saúde de Paranavaí, o local terá reforço de mais dois médicos e enfermeiros, especialmente nos períodos da tarde e da noite.

Publicado em 01/04/2023 às 08:17
Atualizado em

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

Com o aumento na procura por atendimentos na UPA 24 horas nas últimas semanas, a Secretaria Municipal de Saúde optou por adotar uma nova estratégia para agilizar os atendimentos. A partir deste sábado (1º), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro funcionará como um ponto de apoio da UPA e vai abrir em horário estendido: de segunda a sexta, das 7h às 22h e aos sábados, das 7h às 19h.

“Estamos em um período em que as pessoas estão procurando muito o atendimento na UPA por estarem com sintomas que nós ainda não conseguimos identificar se são de dengue, de covid-19 ou de algum outro vírus de gripe que está em circulação. Os sintomas são muito parecidos e estão aparecendo principalmente em crianças. Nossa UPA, por ser de porte 2, tem capacidade para atender até 230 pacientes por dia; mas nas últimas semanas estamos atendendo entre 350 e 400 pacientes em um período de 24 horas. Vimos a necessidade de desafogar um pouco a UPA e também de agilizar o atendimento para os pacientes de casos de menor gravidade. Por isso vamos adotar essa estratégia de abertura da UBS Centro como ponto de apoio, com horário estendido e funcionamento também aos sábados”, explica a secretária de Saúde do município, Andréia Vilar.

Segundo Andréia Vilar, a UBS Centro continuará atendendo os pacientes referenciados com a equipe Estratégia Saúde da Família e terá um reforço de mais dois médicos, especialmente nos períodos da tarde e da noite, além de mais enfermeiros para reforçar o atendimento à população.

“Além disso, já estamos trabalhando com o aumento no número de consultas na Atenção Básica durante o dia. Os médicos já estão atendendo mais consultas nos postos de saúde, especialmente no período da tarde. A prioridade da UPA é atender urgências e emergências. Por isso, nós orientamos os pacientes que precisarem de atendimentos menos urgentes, que procurem ou sua UBS de referência (durante o dia) ou a UBS Centro que a partir de agora vai funcionar como esse ponto de apoio aos casos mais simples que aparecem na UPA”, reforça a secretária.

Fonte:

Deixe seu comentário