Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

Três pessoas são encaminhas à delegacia durante a ronda da dengue em Paranavaí

“As pessoas não entendem que acumular lixo é uma questão de risco à saúde pública”, avaliou a secretária de saúde, Andréia Vilar.

Publicado em 21/03/2019 às 08:12
Atualizado em

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

Três pessoas foram encaminhadas à Delegacia de Paranavaí por infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Os encaminhamentos foram feitos durante a primeira “Ronda da Dengue”. A ação foi organizada pelo município como medida emergencial para prevenir uma nova epidemia na cidade. O resultado do último LIRA (Levantamento de Índice Rápido do Aedes) foi de 4,7 (alto risco), o que revelou o ritmo acelerado de proliferação das larvas do mosquito Aedes aegypti.

“Nesta quarta-feira (20) iniciamos com a Ronda em 12 locais identificados como pontos de acúmulo de lixo e, consequentemente, criadouros de larvas do mosquito da dengue. Algumas dessas pessoas até recebem acompanhamento psicológico por terem transtornos e serem acumuladores compulsivos de lixo”, destacou o prefeito KIQ.

Em um dos pontos mais críticos, no Jardim Morumbi, a Vigilância em Saúde encontrou mais de 20 focos de larvas em menos de 10 minutos de vistoria. Segundo a Vigilância, nesta localidade mora uma família de acumuladores. O pai, proprietário do imóvel, e o filho, que não é habilitado e estava conduzindo uma camionete sem documentação, fazendo o transporte de lixo orgânico para o local, foram encaminhados à Delegacia. Outro homem, morador da Vila Operária, também foi encaminhado à Delegacia por já ter sido notificado com relação ao acúmulo de lixo e focos de larvas da dengue várias vezes.

“As pessoas não entendem que acumular lixo é uma questão muito ampla de risco à saúde pública”, avaliou a secretária de saúde, Andréia Vilar, que também participou da Ronda. Ainda lembra que, se o município passar por uma nova epidemia, o risco para as pessoas que já contraíram a doença em 2012/2013, quando houve o último surto em Paranavaí, corre um risco ainda maior de pegar dengue em um estágio hemorrágico. 


Denúncias

Ouvidoria Municipal: 156 ou (44) 99114-1389 (whatsapp).

Fonte:

Deixe seu comentário