Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

Trabalhadoras do comércio podem agendar exames preventivos durante Outubro Rosa

O atendimento especial às funcionárias do comércio está sendo realizado todas as terças, quintas e sextas-feiras, das 7h às 16h.

Publicado em 02/10/2018 às 01:33
Atualizado em

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

Outubro é o mês de atenção especial à Saúde da Mulher. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação da Saúde da Mulher e da Criança, preparou um cronograma de serviços e horários especiais de atendimento para um trabalho de prevenção extra às mulheres de Paranavaí.

“As mulheres que trabalham no comércio, podem agendar atendimento para fazer os exames preventivos na UBS Central. O atendimento especial às trabalhadoras do comércio está sendo realizado todas as terças, quintas e sextas-feiras, das 7h às 16h. Basta ligar para o telefone 3422-5105 e agendar seu horário. Durante o atendimento, as mulheres poderão fazer os exames preventivos de câncer de cólo de útero, exame clínico das mamas, e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites virais”, explica a coordenadora do programa Saúde da Mulher e da Criança, Mariana Salvadego Águila.

Horários especiais nas UBSs - Durante todo o mês, as UBSs estarão oferecendo atendimento em horários especiais para as mulheres. “Nós fizemos um cronograma e cada dia da semana uma ou duas UBS vão atender especialmente as mulheres em horário diferenciado, das 17h às 19h. As mulheres poderão fazer os exames e ainda receber orientações sobre o câncer de mama e de útero”, ressalta Mariana.

Em 2017, a Secretaria de Saúde realizou 4.655 exames preventivos e 3.204 mamografias em mulheres de Paranavaí. No total, 38 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama e 15 com câncer de cólo de útero. Infelizmente, 12 mulheres morreram no ano passado em Paranavaí, vítimas do câncer de mama, e outras 5 em decorrência do câncer de cólo de útero.

 “É muito importante que as mulheres façam os exames preventivos corretamente, especialmente as mulheres com idades entre 25 a 69 anos, que já tiveram relações sexuais ou que têm histórico de câncer na família. Quando os exames preventivos são feitos e verificamos qualquer alteração, os resultados são encaminhados imediatamente para um médico especializado, que fará o encaminhamento para o tratamento. Se diagnosticado precocemente, nas fases iniciais, o câncer de mama e o de cólo de útero têm 95% de chances de cura”, frisa.

O projeto “Outubro Rosa” utiliza como símbolo o laço rosa, representando internacionalmente a luta contra o câncer de mama. A campanha tem como objetivo esclarecer não só para as mulheres, mas para toda a população, sobre a importância da realização de exames periódicos, como o autoexame de mama e a mamografia. A doença é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo.

Fonte:

Deixe seu comentário