Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

Saúde alerta para baixa cobertura vacinal contra gripe e sarampo no Paraná

Segundo a Sesa, a cobertura da vacinação contra a gripe no Estado é estimada em apenas 36,9%.

Publicado em 01/06/2022 às 16:46

A imunização contra a influenza deste ano envolve duas etapas. (Foto: Kraw Penas/SECC)

De acordo com o Ministério da Saúde, 1.619.687 pessoas receberam o imunizante contra a influenza no Paraná desde o início da campanha nacional de vacinação, em 4 de abril. Até agora, no entanto, o governo federal já enviou e o Estado distribuiu mais de 4 milhões de vacinas.

A estimativa inicial era de que 4,3 milhões de pessoas deveriam ser imunizadas até o fim da campanha, em 3 de junho (sexta-feira). Nesta última semana, a Sesa requisitou a prorrogação da campanha. Atualmente, a cobertura está estimada em apenas 36,9% no Estado.


LEIA TAMBÉM

Vacina contra a gripe já está liberada para menores de 8 anos em Paranavaí


DADOS

A imunização contra a influenza deste ano envolve duas etapas. A primeira, que teve fim no dia 2 de maio, foi direcionada para idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. A segunda abrange crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

SARAMPO

Este ano a campanha de vacinação contra o Sarampo está sendo realizada junto com a vacinação da gripe, reforçando a necessidade da prevenção tanto contra os vírus respiratórios quanto para doenças que já foram erradicadas. É a 8ª campanha de imunização da doença, que tem como meta alcançar crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, além de atualizar a situação vacinal de trabalhadores da saúde.

Fonte:

Deixe seu comentário