Portal da Cidade Paranavaí

Epidemia

Santa Isabel do Ivaí é cidade do Paraná com mais casos de dengue confirmados

Situação do município do noroeste é a mais preocupante do Estado neste início do ano. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde são 746 casos confirmados

Publicado em 08/01/2020 às 06:25
Atualizado em

Primeiro boletim epidemiológico do ano apontou 5.343 casos confirmados no Paraná. (Foto: Divulgação/ AEN)

O primeiro boletim do ano sobre casos de dengue, divulgado nesta terça (7) pela Secretaria da Saúde do Paraná, registra 5.343 casos confirmados, 2.050 casos a mais que o informe anterior, publicado em 17 de dezembro. O aumento representa um incremento de 62,25%.

Ao todo, 160 municípios apresentam casos confirmados e 274 têm notificações da doença, que incluem os casos suspeitos e em investigação. São 23.141 notificações em todo o Estado. Este monitoramento começou em agosto de 2019.  

“Estamos em alerta total no Estado, apoiando as ações de combate realizadas pelos municípios e orientando a população por meio de campanha de prevenção. Vale repetir sempre que cerca de 80% dos criadouros estão nas casas, nos quintais e ambientes internos; por isso é necessário uma verificação semanal. É um dever como cidadão”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. 

Hoje, são 15 municípios em situação de epidemia: Juranda, Peabiru, Diamante do Norte e Guairaçá, entraram neste mês para a relação; Nova Cantu, Quinta do Sol, Inajá, Santa Isabel do Ivaí, Ângulo, Colorado, Doutor Camargo, Floraí, Paranacity, Uniflor e Florestópolis já estavam na relação e seguem em epidemia. As cidades estão localizadas nas regiões de Campo Mourão, Paranavaí, Maringá e Londrina.  

Os municípios com maior número de casos confirmados são Santa Isabel do Ivaí, na região Noroeste, com 746 casos; Nova Cantu, na região Centro-Oeste, com 540 casos ; Inajá, também na região Noroeste, com 504 casos; Paranavaí,no Noroeste, com 429 casos, e Quinta do Sol, no Centro-Oeste, com 368. Nesta soma estão incluídos casos autóctones, importados e em investigação quanto à autoctonia. 

O boletim destaca ainda outras situações preocupantes, como a de Florestópolis, que faz parte da 17ª Regional de Londrina: o município, com cerca de 11 mil habitantes tem 169 casos confirmados de dengue e Londrina, com 564 mil moradores, tem 148 casos.  

De agosto de 2019 até o momento o boletim da SESA e o SINAN – Sistema Nacional de Agravos de Notificações – confirmam duas mortes por dengue no Estado, no município de Nova Cantu. Os dois óbitos ocorreram no final do ano passado, um em novembro e o outro em dezembro. 

Fonte:

Deixe seu comentário