Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

Santa Casa nomeia substituto de Michel Abrão na chefia da UTI

Bruno Leal trabalha há 10 anos na unidade e era o braço direito do ex-chefe

Publicado em 15/03/2018 às 05:39

(Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa)

A Diretoria da Santa Casa de Paranavaí nomeou nessa quarta-feira (14) o substituto do chefe da UTI, Michel Luiz Spigolon Abrão, falecido no último sábado (10). Para o cargo foi escolhido o intensivista Bruno Leal, que era o braço direito de Michel na unidade.

“Foi um grande trauma o falecimento do Dr. Michel. Mas temos que absorver a dor e tocar a vida em frente”, disse o diretor-geral do hospital, Héracles Alencar Arrais ao anunciar o nome de Leal como o novo chefe da UTI. “Ele terá carta branca para conduzir a UTI. Vai ser um recomeço. Temos que passar por cima do sofrimento, que nos causou a morte deste grande médico, e continuar a vida”, complementou.

Bruno Leal já tinha o nome cotado para assumir a chefia da UTI da Unidade Morumbi quando ficar pronta. Michel ficaria responsável pela UTI da Unidade Central e da nova, que está em construção onde era o estacionamento do hospital, já que a legislação permite que um médico-intensivista acumule a chefia de até duas unidades.

GRATIDÃO – O novo chefe da UTI da Santa Casa é do Piauí, onde se formou pela Unidade Federal daquele Estado. Logo após se formar resolveu fazer carreira no Paraná. “Cheguei com 136 reais no bolso e um diploma na mão”, recordou.

Em Paranavaí, manteve contato com o atual diretor-geral da Santa Casa que sabia da necessidade de um médico em Loanda e o indicou. “Eu sou muito grato ao Dr. Arrais. Ele me ajudou quando aqui cheguei”, disse. Depois de um ano começou a trabalhar e foi chefe do Pronto Socorro da Santa Casa. “O Dr. Michel viu meu trabalho e me convidou para ir para a UTI. Lembro-me que ele disse: ‘preciso de um baço direito na UTI’. Eu aceitei. Também sou muito grato ao Dr. Michel, que confiou em mim e aprendi muito com ele”, contou o novo chefe da unidade.

Depois de oito anos trabalhando na UTI e de fazer uma pós-graduação no Hospital Sírio-Libanês em UTI adulta, Bruno Leal fez a prova de títulos, foi aprovado nas três etapas e a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) conferiu-lhe o título de especialista.

DESAFIO - O intensivista confia que a experiência adquirida no hospital em Loanda, onde foi diretor, a chefia do Pronto Socorro da Santa Casa e o fato de ser atualmente também diretor técnico e chefe do Pronto Socorro do Hospital Unimed em Paranavaí contribuirão para desenvolver bem a nova função. Ele também é preceptor da Residência Médica na especialização de Clínica Médica. “É claro que o Dr. Michel tinha seu estilo e eu tenho o meu. Mas o objetivo não muda, que é oferecer melhor ao paciente”, enfatizou.

Bruno Leal sabe que todo começo é um desafio, que haverá comparações com seu antecessor, mas está confiante. “A equipe é muito boa. Claro que acontecerão pequenas alterações. Me deram carta branca para isso. Mas o ambiente deve ser saudável”, sublinhou ele.

Na nova função, Bruno terá de conviver com um dos grandes problemas da saúde regional, a falta de leitos de UTI, a busca por mais equipamentos e ainda conseguir mais um intensivista para trabalhar junto a ele e ser o “braço direito”, como ele já foi. Sobre esses assuntos, lembrou que seus antecessores tiveram que conviver com a falta de leitos e com ele não será diferente; que tem disponibilidade para, se for o caso, conversar com autoridades que possam ajudar e equipar ainda mais a UTI e que já está mantendo contato com alguns colegas intensivistas para vir para Paranavaí.

Finalizou afirmando que, como já estava programado, fará em breve um curso de UTI de alta performance, que busca padronizar os procedimentos nas unidades. “Se conseguirmos melhorar ainda mais os índices da UTI, melhor será para todo mundo”, arrematou.

Fonte:

Deixe seu comentário