Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

Santa Casa de Paranavaí forma mais nove médicos especialistas

Entre os novos profissionais formados estão: dois com especialidade em Clínica Médica, uma em Pediatria, quatro em Cirurgia Geral e dois em Oftalmologia.

Publicado em 22/02/2018 às 01:02
Atualizado em

Sete, dos novos médicos formados, receberam os diplomas na última quarta-feira (21) (Foto: Divulgação/Santa Casa)

A cerimônia de formatura contou com a presença de médicos preceptores e supervisores, diretores do hospital, parentes e amigos dos novos especialistas. (Foto: Divulgação/Santa Casa)

Nove médicos especialistas se formaram esta semana pela Residência Médica da Santa Casa de Paranavaí. Entre os novos profissionais formados no hospital estão: dois especialistas em Clínica Médica, uma em Pediatria, quatro em Cirurgia Geral e dois em Oftalmologia. Sete destes profissionais receberam os diplomas na noite da última quarta-feira (21) no auditório da Aciap.

A Residência Médica começou a funcionar na Santa Casa em 2014. Em 2016, a primeira turma se formou, sendo dois em pediatria, dois em clínica médica e dois em cirurgia geral. Em 2017, formaram-se dois em pediatria, mais dois em clínica médica, outros dois em cirurgia geral e os primeiros dois em oftalmologia.

Desde 2014 até agora, 23 especialistas já se formaram em Residência Médica na Santa Casa. No ano que vem, além destas especialidades, haverá ainda formandos em anestesiologia e ginecologia e obstetrícia. Atualmente 24 residentes (entre os de primeiro, segundo e terceiro ano) estão fazendo residência no hospital. Existem especialidades de dois e de três anos.

A cerimônia de formatura foi conduzida pelo cirurgião Jorge Pelisson, presidente da Comissão de Residência Médica (Coreme) do hospital e que na formação dos novos especialistas trabalha o tema ética médica. Em seu pronunciamento, ele destacou que “o exercício desta profissão exige busca constante de aperfeiçoamento, paciência, determinação, ética, humildade, comprometimento, disponibilidade e caridade.

Também se manifestaram na solenidade, o presidente da Santa Casa, Renato Augusto Platz Guimarães, o cirurgião Pablo Gonçalves (em nome dos médicos preceptores), o neo cirurgião Bener Milani (em nome dos formandos) e o diretor-geral do hospital, Héracles Alencar Arrais.

A mesa diretora dos trabalhos foi formada por Pelisson, Guimarães, Arrais, o intensivista Michel Luiz Spigolon Abrão, diretor técnico do hospital e presidente da Sociedade Médica de Paranavaí, Paulo Sérgio da Silva, coordenador do Consórcio Intermunicipal de Saúde, e o diretor clínico da Santa Casa, Rubens Costa Monteiro Filho.

A cerimônia teve início com a entrada solene dos formandos junto com seus preceptores-supervidores: Edivana Donadelli Miranda e Fernando Henrique Proença Derze, da Clínica Geral, acompanhado de Antonio Carlos Aoki; Mariana Soares de Almeida Elias, pediatria, acompanhada de Salete Mezzaroba Pelisson; e Benner Augusto Souza Milani, Júlio Cesar Haefnner dos Santos Rocha Loures, Leandro Latorre e Marcos Vinicius Mastelaro, da Cirurgia Geral, conduzidos por Pablo Gonçalves.

RESPEITO – Primeiro a se manifestar, Héracles Arrais disse que a Residências da Santa Casa ainda é uma atividade nova e, por isso, passível de algumas falhas. “Não queremos errar, mas se erramos queremos fazer rapidamente a correção”. E disse que “este processo de diagnosticar falhas e corrigi-las tem quer ser feito de forma conjunta, leal e respeitosa e não com imposições. A imposição é sempre ruim e provoca reação que poderá ser tão dura e dolorosa como a tentativa de imposição. É o diálogo – sempre o diálogo – o melhor caminho para a correção dos erros”, discursou o diretor-geral da Santa Casa.

O presidente Renato Guimarães, após os agradecimentos aos que atuam na Residência Médica e aos formandos, disse que “todos sabem das dificuldades que a saúde pública atravessa no Brasil. De vez em quando somos impactados com notícias veiculadas em rede nacional de mau atendimento, de falta de atendimento, de atendimento indigno e, não muito raro, de casos de corrupção em hospitais. Lamentavelmente esta é uma realidade”. Em seguida acrescentou: “Aqui na Santa Casa nada disso acontece. Temos dificuldades econômicas sim, que limitam os investimentos. Mas estamos salvando vidas, atendendo a todos de forma digna e humana”

Guimarães citou que, apesar dos poucos recursos, investimentos estão acontecendo. Citou como exemplo a Unidade Morumbi e a nova UTI, cuja construção começou recentemente.

 MAIS UM DEGRAU - Em nome dos médicos que conquistaram o título de especialistas, o agora cirurgião Bener Milani ao se pronunciar, lembrou a frase do imperador romano Júlio César: “veni, vidi, vici (viemos, vimos e vencemos) mais uma batalha da nossa longa caminhada iniciada há, no mínimo, oito anos atrás, chamado Medicina”. Disse que o tempo passado em Paranavaí “foi primordial para aprimorarmos nossos conhecimentos; criamos laços de amizades, carinho, companheirismo, bem como subimos mais um degrau nas nossas carreiras”. Ele agradeceu aos “mestres, que dedicaram tempo de estudo e horas de suas vidas no brilhante ofício de ensinar”.

Representando os preceptores, o supervisor da residência de Cirurgia Geral, Pablo Gonçalves, destacou a alegria por esta conquista e tristeza pelos convívios que se perderão. Se desculpou com os formandos se, em algum momento, não foi possível “oferecer-lhes as melhores condições para a aprendizagem”. Ele arrematou afirmando que “quando você cresce, percebe que a definição de sucesso muda. Para muitos de vocês, sucesso significa ter riqueza. Para mim a coisa mais importante na vida é vivê-la com integridade e não se entregar à pressão, não tentar ser algo que você não é. Então sigam sua paixão, mantenha-se fiel a você mesmo. O importante é que o homem tenha nobreza, o resto, tudo se pode adquirir”.

Ao finalizar a cerimônia de formatura, o presidente da Coreme, Jorge Pelisson parabenizou os formandos “pela justa conquista. Dois anos de muita luta, cansaço, preocupações e angústias. Vocês se propuseram o desafio da transformação e ela ocorreu. (…) Vocês ganharam experiência, segurança, conhecimentos, habilidade, mas sem dúvida, quem mais ganhará será o paciente, pois será atendido em suas necessidades”.

Mais adiante, Pelisson afirmou que “aos preceptores, supervisores, Coreme, diretoria, administradores, funcionários fica a satisfação por termos cumprido os nossos compromissos, contribuído cada um com sua parcela nesta transformação”.

A cerimônia de formatura contou com a presença de médicos preceptores e supervisores, diretores do hospital, parentes e amigos dos novos especialistas.

Fonte:

Deixe seu comentário