Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

Salas de vacina atenderão em horário diferenciado nesta semana

Salas de vacina terão atendimento até às 19h. Veja que dia a UBS do seus bairro estará funcionando em horário estendido.

Postado em 15/04/2019 às 10:41 |

A Secretaria Municipal de Saúde organizou cronograma de horário estendido de atendimento nas salas de vacina de Paranavaí. (Foto: Reprodução)

Começou no dia 10 de abril a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em todo o país. Este ano, a Campanha foi dividida em duas fases. A primeira etapa, que vai até o dia 18 (quinta-feira) e é voltada exclusivamente para o público de crianças entre 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), todas as gestantes e as mães em estado puerperal (até 45 dias após o parto). E para reforçar a vacinação deste público alvo dentro do prazo estipulado, a Secretaria Municipal de Saúde organizou, para este semana, um cronograma de horário estendido de atendimento nas salas de vacina de Paranavaí.

Nesta segunda-feira (15), as salas de vacina das UBSs Celso Konda (Vila Operária) e Centro estarão abertas até às 19h para atender as crianças, gestantes e puérperas. Na terça-feira (16), serão sete salas de vacina abertas até às 19h: UBS Morumbi, UBS 3 Conjuntos, UBS Centro, UBS Panorama, UBS Jaraguá, UBS São Jorge e UBS Jardim Maringá.

No dia 17, quarta-feira, abre até às 19h as salas de vacina das UBSs Celso Konda, Coloninha, Centro e Monte Cristo. Para completar o cronograma, na quinta-feira, dia 18, será a vez das UBSs Panorama, Centro, Zona Leste e Campo Belo abrirem as salas de vacina até às 19h.

Em Paranavaí, a meta é imunizar um total de 32.396 pessoas durante a Campanha, 7.150 só nesta primeira etapa (6.042 crianças, 952 gestantes e 156 puérperas). Até o último sábado (13), quando todas as UBSs abriram para atendimento especial ao público alvo da primeira etapa da Campanha, foram vacinadas 3.189 crianças (52,78% de cobertura), 288 gestantes (30,25%) e 48 puérperas (30,77%).

Para ser imunizado é necessária a apresentação da carteira de vacina, documento de identificação pessoal com foto e, para as grávidas, a carteira de gestante. Durante o período da Campanha, basta procurar uma das salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h.

As doses da vacina trivalente que protege contra a gripe comum (tipo B) e duas gripes do tipo A (H1N1 e H3N2) são gratuitas. 

Segunda etapa - Na segunda etapa, que vai de 22 de abril a 30 de maio, serão vacinados os idosos a partir de 60 anos, os trabalhadores da saúde, professores da rede pública e privada, e as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Fonte:

Deixe seu comentário