Portal da Cidade Paranavaí

Prevenção

Saiba os cuidados que devem ser tomados com aquecedores a gás

Falta de projeto e manutenção ou erros na instalação podem causar até a morte. Cuidados podem ser tomados para evitar acidentes.

Publicado em 18/07/2019 às 06:58

(Foto: Ilustrativa/Bigstock)

Banhos quentes e mais demorados são comuns com a chegada do inverno e, para economizar energia, muitas pessoas optam pelo aquecedor a gás nas residências. Esta alternativa permite aos usuários que tenham um banho tranquilo e relaxante, porém o que nem todos sabem são os cuidados que este tipo de equipamento precisa ter.

O Engenheiro Químico, Marcos José Marques dos Santos, atua em uma empresa registrada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR) e ressalta a importância dos cuidados com os aquecedores a gás. “O cuidado precisa ser tomado desde o projeto, passando pela instalação e ocorrer continuamente com a manutenção. O ambiente precisa ter ventilação permanente e exaustão dos gases de combustão. Além disso, há o risco para vazamento de gás, o que no caso do GLP pode ocasionar uma explosão, e do monóxido de carbono, a asfixia das pessoas, levando ao óbito”.

O Engenheiro Mecânico, Carlos Bueno, atua em outra empresa de gás registrada pelo Crea-PR, e alerta que o consumidor deve procurar profissionais para a instalação do aquecedor. “É fundamental a presença de profissionais e empresas habilitados pelo Crea-PR na execução da instalação e manutenção dos equipamentos. A instalação deve ser correta e o consumidor orientado para saber fazer regulagem de temperatura conforme o clima. Nos aquecedores digitais você define a temperatura e a regulagem é automática”, lembra.

A manutenção periódica é outro cuidado que os consumidores devem ter, como explica Carlos Bueno. “O ideal é fazer a manutenção dos aquecedores anualmente, observando sempre o início do inverno, que é o período em que os equipamentos são mais exigidos para aquecer a água no banho”, completa.

Mesmo com a manutenção em dia, é possível avaliar se o aquecedor está funcionando corretamente. De acordo com Bueno, o manual dos aparelhos dá dicas e orientações sobre o funcionamento. “Em caso de problemas no funcionamento, é possível perceber pela falta de eficiência do equipamento, com a regulagem fora do padrão, que gera alto consumo de combustível, e a queima irregular, que ao longo do tempo causa acúmulo de fuligem, diminuindo a troca térmica e a exaustão dos gases oriundos da queima, podendo contaminar o ambiente”, explica.

Como evitar acidentes

Alguns cuidados podem ser tomados pelos usuários para evitar acidentes e prolongar a vida útil dos aquecedores. O primeiro passo é conferir a voltagem e a potência do aparelho são compatíveis com a fiação elétrica do imóvel. Em caso de dúvida o consumidor pode procurar um engenheiro eletricista.

Outra dica importante é na hora da viagem de férias. É importante que os usuários fechem os registros para evitar possíveis vazamentos de gás.

Fonte:

Deixe seu comentário